Projeto "A Poesia anda por aí…."

"Poesia musicada", em outubro, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Projeto "A Poesia anda por aí…"

O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) acolherá a sessão que marca o regresso do projeto "A Poesia anda por aí...", depois das férias de verão.

A sessão está agendada para o próximo dia 26, sexta-feira, pelas 21h30, na Igreja de S. José (CIAB).

"Poesia musicada" foi a temática escolhida para esta sessão, aproveitando para comemorar o Dia Mundial da Música - que se assinalou a 1 de outubro - e recordar Amália Rodrigues - falecida a 6 de outubro de 1999 - fadista que tantos poemas cantou. Para além de Amália e dos poetas que cantou (entre os quais se contam David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Alberto Janes, Manuel Alegre, José Régio, Camões ou Alexandre O’Neill), lembraremos outros poemas, musicados e cantados por outros artistas.

Pretende-se, com esta sessão, realçar as belíssimas letras presentes em tantos fados e canções, a que muitas vezes não damos o real valor, embalados como estamos pelas melodias que as enquadram.

O convite é, então, para despertarmos os nossos sentidos (e nomeadamente o da audição) para usufruirmos da poesia que se "esconde" na música…

A poesia anda por aí… é um projeto da Câmara Municipal de Peniche, herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal, nos últimos quinze anos, nomeadamente os projetos “Poesia na Garagem” e “Estações de Poesia”. Em Março de 2010 descentralizámos estas sessões e, desde então, a poesia tem sido dita e ouvida em diversas coletividades e instituições do concelho de Peniche.

Apareça!