A novidade deste ano será a apresentação da coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche.

Em Peniche, de 25 a 28 de julho, Rendilheiras de Peniche e do Mundo exibem o engenho com que tecem Rendas de Bilros

Mostra Internacional de Rendas de Bilros 2013

A Câmara Municipal de Peniche irá dinamizar, de 25 a 28 de julho, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros. Este evento tem como objetivos valorizar o trabalho da mulher Rendilheira e a arte de tecer a Renda de Bilros, apresentar produtos em renda onde impere a inovação e permitir a troca de experiências em torno deste saber-fazer arreigado em vários pontos do mundo.

A notoriedade deste acontecimento tem vindo a acentuar-se no contexto europeu, tornando-o um dos eventos mais emblemáticos desta índole. Desde o ano 2006, que a aposta da autarquia tem sido incisiva na projeção internacional desta arte, passando-se da participação de 1 delegação, para a presença de 20 delegações estrangeiras, em 2013.

Portugal, Suíça, Estónia, Bélgica, França, Inglaterra, Áustria, República Checa, Rússia, Hungria, Itália, Espanha, País de Gales, Índia, Bulgária, são alguns dos países que irão participar neste evento, demonstrando e partilhando técnicas e exemplos de boas práticas em torno deste tipo de artesanato têxtil.

A iniciativa contará com a habitual participação de centenas de rendilheiras trabalhando ao vivo, mostrando o entrelaçado das linhas nas suas almofadas e fazendo soar a melodia dos bilros. Realizar-se-á também uma oficina de técnicas internacionais de Rendas de Bilros e  outras actividades, entre as quais se destaca a apresentação de resultados do XXI Concurso de Renda de Bilros de Peniche.

Este concurso, pioneiro na Europa, consagrará, no dia 26 de julho, cerca de 135 trabalhos, o maior número de sempre de trabalhos apresentados a concurso, dos quais 39 foram produzidos por novos concorrentes pertencentes ao escalão A (até aos 16 anos de idade).

A novidade deste ano será a apresentação da coleção de modelos exclusivos de calçado português em cortiça com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, originária da sinergia criada entre a Autarquia e a RUTZ, tornando-a num dos momentos altos deste evento.

Destacam-se igualmente os desfiles “Rendas na Moda”, com a exibição de 20 coordenados (vestidos) com aplicações de rendas de bilros de Peniche, concebidos pelos formandos do MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios. Os desfiles terão lugar nos dias 27 e 28 de julho, às 22h00 e 15h00, respetivamente.

Esta organização da Câmara Municipal de Peniche é co-financiada pelo programa PROMAR e conta com os apoios do Montepio; MC Expo; AXA; Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios; RUTZ; Serviços de Acão Social do Instituto Politécnico de Leiria; Clube Recreativo Penichense; José Castanheira, Lda.; N.estilos -Associação de Criatividade do Seixal; Associação Peniche Rendibilros; Associação Comercial Industrial e de Serviços do Concelho de Peniche (ACISCP); E.B. 2.3. D. Luís de Ataíde.

Para mais informações, contatar:
Câmara Municipal de Peniche
Largo do Município 2520-239 Peniche