Peniche já mostrou o seu património histórico-religioso mais de 100 mil visitantes

Início da 3ª temporada da Rota das Igrejas do Concelho de Peniche

Rota das Igrejas do Concelho de Peniche [+] Fotos

O mês de Junho marca o início da 3ª temporada do projecto Rota das Igrejas do Concelho de Peniche. Trata-se de uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Peniche, tendo como objectivo a valorização e divulgação do património histórico-religioso, através da criação de um itinerário temático versando a visitação e a interpretação orientada dos diversos templos que integram esta rota.

Este projecto, iniciado em Julho de 2009, permite a visitação de um conjunto de templos habitualmente fechados ao público ou só abertos no âmbito de cerimónias religiosas, registando mais de cem mil entradas nos templos que integram a rota, 13% das quais por parte de cidadãos estrangeiros. Trata-se de indicadores que comprovam o sucesso e o interesse suscitado por esta iniciativa, que pretende potenciar este território enquanto destino de um turismo de índole cultural.

Amanhã, dia 14 de Junho, pelas 11h00, serão assinados os Acordos de Parceria entre a Câmara Municipal e as entidades parceiras, numa cerimónia aberta ao público, a realizar no Edifício dos Paços do Concelho, onde estarão presentes os representantes destas entidades e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho directamente envolvidas.

São dez os templos que integram a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche, dispersos um pouco por todo o território concelhio, a saber: a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a Igreja de S. Pedro, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche, na Cidade de Peniche; na Vila de Atouguia da Baleia integram a Igreja de S. Leonardo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja da Misericórdia; ainda na freguesia de Atouguia da Baleia, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no lugar com o mesmo nome; na Vila de Serra d´El Rei, a Igreja de S. Sebastião; e, na península do Baleal, Freguesia de Ferrel, a Ermida de Santo Estêvão.

Este projecto é desenvolvido pela autarquia em parceria com cinco entidades detentoras dos diversos imóveis históricos integrados nesta rota, nomeadamente: a Paróquia de Peniche, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Serra d’El-Rei, a Santa Casa da Misericórdia de Peniche e a Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, contando igualmente com a colaboração das várias Juntas de Freguesia do concelho.