Encerramento de Escolas - Ano Letivo 2014/2015

Ontem, dia 11 de setembro, pelas 19:30 m, através da plataforma digital, o Ministério da Educação comunicou o encerramento das Escolas Básicas de Casal da Vala e de Casais Brancos.

A Câmara Municipal de Peniche ainda não foi informada pelo Ministério desta decisão, apesar de o Ministro da Educação ter afirmado no Telejornal da RTP1 que estes processos estavam a decorrer com a participação das autarquias. Neste caso, esta afirmação é falsa.

Sobre este assunto temos de dizer o seguinte:

1. A Câmara Municipal de Peniche é contra o encerramento das Escolas. Encerrar uma escola é um ato de destruição. Encerrar uma Escola é fechar uma aldeia.

2. Estas duas Escolas têm razões acrescidas para não serem encerradas:

a. Os alunos de Casais Brancos terão de frequentar a Escola de Reinaldes e temos problemas de segurança com o atravessamento da estrada nacional 114;

b. Os alunos de Casal da Vala poderão ter de frequentar a Escola do Lugar da Estrada que não tem condições para receber outra turma e funcionar no horário normal.

3. De qualquer modo, o ano letivo começou a 1 de setembro. As aulas estão a começar até 2.ª feira e, só agora, e por via informática o Governo anuncia esta decisão que vem em contraciclo com a vontade do Município que tem estado a investir na criação de mais e melhores condições para os alunos do nosso concelho.

4. O governo não fundamentou a decisão de encerramento.

5. Em suma, o governo não ouviu as autarquias, não ouviu as populações e tomou, tardiamente, uma decisão sem fundamentos pedagógicos ou outros.