5ºCircuito Universitário de Bodyboard e Surf da ESTM - PENICHE

[+] Fotos

Realizou-se nos dias 17 e 18 de Maio a última etapa do 5º Circuito Universitário de Bodyboard e Surf (CUBS) da ESTM - Peniche, na praia de Supertubos – Peniche.

A comissão executiva é composta pelos alunos do 2º ano de Gestão Hoteleira. A organização do evento é coordenada pelos docentes João Costa e Aurélia Guerra. Este Evento desportivo enquadra-se na Unidade Curricular "Organização e Gestão de Eventos". Trata-se de um Circuito Universitário de âmbito nacional, homologado pela Federação Portuguesa de Surf.

As condições do mar, melhores no primeiro dia, com sets de 1 metro e boa formação, proporcionaram um agradável espectáculo. Em disputa, estiveram as categorias de Bodyboard Open e Feminino,  Surf Open e Feminino.

O fair-play, o bom ambiente e a “boa onda” entre os atletas, tornou este fim-de-semana muito agradável.

Surf Feminino - Nesta etapa voltou-se a confirmar o grande favoritismo da campeã das três anteriores edições do CUBS e vencedora da 1ª etapa do Circuito Nacional de Surf Feminino 2008, Filipa Prudêncio (IST). O 2º lugar ficou para a Sofia Paula (FAUP) e o 3º lugar para a Mariana da Rocha (UA).

Bodyboard Feminino - Numa final bem disputada, a vencedora foi a competidora nortenha Charlotte Thiessen (FLUP), deixando atrás de si a Ana André (Lusófona) em 2º lugar e em 3º lugar do pódio a Carolina Gaspar (ICBAS-UP).

Surf Open - A escolha de ondas foi determinante, o conhecimento do pico e a calma do atleta local Marco Silva (ESTM-IPL), levaram a melhor sobre a concorrência. Conseguiu realizar as duas melhores ondas da bateria, com 6,00 e 5,80 pontos. O segundo classificado, Nuno Côrte-Real (ISEP), repetiu o resultado da etapa anterior, deixando os últimos lugares da final para o Xavier Lima (ISEL) e para o Edson Natário (IPAM), 3º e 4º, respectivamente.

Bodyboard Open - Pedro Meira (ESTG-IPVC) quem conseguiu encontrar as melhores ondas, batendo os seus adversários ao obter um score total de 11,25 pontos. Com 9,25 pontos, ficou em 2º lugar o Diogo Catarino (ISCAL). Nos 3º e 4º lugares ficaram, respectivamente, o Paulo Aragão (ISLA) e o Luís Leite (UA).

Os melhores da Escola Superior de Tecnologia do Mar”, Marco Silva conquistou o prémio na modalidade de Surf Open e João Costa conquistou o prémio de Bodyboard Open.

Resultados finais da 5ª edição do Circuito Universitário de Bodyboard & Surf da ESTM - Peniche

Bodyboard Open:
1º Diogo Catarino - Inst. Sup. Contabilidade Administração de Lisboa
2º João André - Universidade Lusófona
3º Pedro Meira - Escola Sup. de Tecn. e Gestão de Viana do Castelo
Surf Open:
1º Nuno Côrte-Real - Instituto Superior de Engenharia do Porto
2º Francisco Canelas - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
3º Marco Silva - Escola Superior de Tecnologia do Mar
Bodyboard Feminino:
1º Charlotte Thiessen - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2º Teresa Duarte - Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Técnica de Lisboa
3º Ana André - Universidade Lusófona
Surf Feminino:
1º Filipa Prudêncio - Instituto Superior Técnico
2º Mariana Rocha - Universidade de Aveiro
3º Sofia Paula - FCT da Universidade Nova de Lisboa
Melhores Atletas da Escola Superior de Tecnologia do Mar
Bodyboard Open - João Costa
Surf Open - Marco Silva

Paralelamente ao CUBS, decorreram duas actividades extra-comptição:

• A acção Be Ocean Cool, coordenada pela Inês Barros, teve lugar na praia Supertubos, onde um grupo de alunos da ESTM (dos cursos de Biologia Marinha e Gestão Turística Hoteleira) promoveram a sensibilização do público e atletas para a conservação, preservação e recuperação do ecossistema costeiro através de placas informativas que estavam espalhadas pela praia. Aliado a esta sensibilização foi, também, feita uma recolha de lixo da praia com a respectiva separação. Esta acção contou com o apoio da Surfrider Foundation, com a qual estabelecemos uma parceria.
  • A Escolinha do CUBS, que se destina a proporcionar aos alunos dos ciclos e secundário do concelho de Peniche a iniciarem a prática de Bodyboard e Surf. Nesta iniciativa participaram 17 alunos entre os 10 e os 15 anos de idade.

A entrega de prémios contou com a presença da Vice-Presidente do Concelho Directivo da ESTM, do Presidente da AE-ESTM, do presidente da Câmara Municipal de Peniche e do vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Para o sucesso desta etapa e do Circuito, contámos com o forte apoio do Instituto Politécnico de Leiria, da Câmara Municipal de Peniche, patrocinadores, apoios e parcerias.

Patrocinadores: IPL; CM Peniche; Rip Curl; Eastpark; Secret; Arnette; Carsportif

Apoios: SPO ; 58 Surf; Região de Turismo do Oeste; Associação de Estudantes ESTM; Bocaxica; Óptica 2001; Óptica Correia; Plastimar; Peniche Praia; Peniche Surf Shop; RF Automóveis; Rico Imobiliário; Surfoz; Kpaloa; Refresh; Rodrigues Surf Shop; Intermarché Peniche; Águas Luso; A Vida é Bela; Liberty Seguros; SemiBar; Sol Peniche; Krill surfshop.

Parcerias: Vertmag; Onfire; Surf Portugal; SurfTotal.com; SurfFlower.com; ondasurf.com; SurfRider Foundation; 102FM; Rádio Lourinhã; 94 FM; Radio Oeste; 94.8 FM; Alvorada; universia.pt; oeste.tv; jornaldepeniche.com; frenteoeste.com;