Património do Mês de janeiro: Retábulo quinhentista da Igreja de S. Leonardo

Património do Mês de janeiro: Retábulo quinhentista da Igreja de S. Leonardo
Património do Mês de janeiro: Retábulo quinhentista da Igreja de S. Leonardo

O Município de Peniche destaca como Património do Mês de janeiro o Retábulo quinhentista originalmente existente como altar colateral da Igreja de S. Leonardo, na Vila de Atouguia da Baleia.

Este seria formado por cinco tábuas pintadas, três em cima e duas em baixo, com um nicho vazio ao centro, sobressaindo mísula recortada e dourada. Era encimado por um pequeno alçado, com o Pai Eterno em relevo entre dois pináculos e um friso entalhado com decoração maneirista. Em baixo, observava-se um rodapé com o mesmo tipo de decoração mas pintado. Este conjunto foi considerado, em 1968, pela Comissão de Arte Sacra do Patriarcado de Lisboa, como "muito curioso, de sabor muito italianizante, ou mais precisamente florentino, com pintura muito recortada e desenhada".

Os elementos conhecidos deste retábulo encontram-se em dois locais: das cinco tábuas, quatro foram integradas num altar da Igreja de S. Leonardo, após a sua reabilitação no início dos anos 80 do século XX; alguns dos restantes elementos desmantelados foram recuperados e estão patentes ao público na Exposição “Restaurando o Passado: Arte Sacra em Atouguia da Baleia”, até 2 de março de 2013, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.