SEMANA SÉNIOR 2011

Workshop "Eu e os Outros"

Workshop "Eu e os Outros" [+] Fotos

Decorreu no passado sábado, dia 1 de Outubro, a abertura da Semana Sénior 2011 em Peniche, com a realização do Workshop “Eu e os Outros”.

Tratou-se de uma iniciativa organizada pela Divisão de Planeamento e Intervenção Social da Câmara Municipal em colaboração com as Instituições de Apoio e Serviços a Idosos do concelho, que decorreu ao longo do dia no auditório municipal e teve por finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências dos profissionais que, de alguma forma, intervêm na prestação de cuidados a idosos.
O workshop contou com 40 participantes, entre os quais se encontravam estudantes, professores, animadores, auxiliares de acção directa, técnicos, dirigentes e voluntários, e nele estiveram representadas 11 organizações de apoio social a idosos - 7 do concelho de Peniche e 4 de outros concelhos.

Na sessão da manhã decorreu um atelier de movimento e expressão corporal, que incidiu na importância e nos benefícios da actividade física para o envelhecimento saudável. Na parte da tarde, foram realizados dois outros ateliers, um de artes e um de expressão dramática. No de artes, foram exploradas duas técnicas de arte aplicada, uma técnica de pintura baseada na “Mixed Media Art” e foi ainda trabalhado o exercício fotográfico. No atelier de expressão dramática, foram realizadas dinâmicas de grupo na vertente de jogos de confiança e improvisações sobre temas.

Da avaliação feita pelos participantes ao workshop destacam-se como principais pontos fortes:

• A relevância dos conteúdos trabalhados e da sua componente prática, os quais proporcionaram aprendizagens úteis de apoio à criatividade e à inovação nas actividades a desenvolver com os idosos;
  • O dinamismo das acções realizadas e a disponibilidade dos formadores;
  • O interessante espaço de interacção e convívio que suscitou, no qual estiveram envolvidos diferentes grupos geracionais e pessoas de áreas de intervenção distintas.

A apreciação global dos participantes foi muito positiva, tendo ficado a solicitação para a dinamização de mais workshops nesta linha, que possam apoiar e reforçar a capacitação dos interventores formais e informais na prestação de cuidados a idosos e na promoção de actividades tendentes ao envelhecimento activo e saudável.

A Semana Sénior 2011, que foi assim iniciada, irá prolongar-se até ao dia 9 de Outubro.