Concurso fotográfico “Água: Cultura e Património”

PENICHE CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

Conferência “Peniche – ÁGUA: Cultura e Património [+] Fotos

Integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011, está a decorrer, até 29 de Abril, um Concurso Fotográfico subordinado ao tema “ÁGUA: Cultura e Património”. Participe!

Nos passados dias 17 e 18 de Abril, o Município de Peniche associou-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

No Domingo à tarde realizou-se um percurso de bicicleta na península de Peniche com visita a sítios de interesse patrimonial particularmente interessantes – tais como fontanários, a Fonte Boa, o Depósito do Abalo, a Fonte do Rosário, o Fosso e a Ribeira –, testemunhos da histórica relação de Peniche com a Água e o Mar. Esta actividade teve a colaboração da Associação Arméria e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Peniche.

No dia 18 de manhã, 23 crianças entre os 6 e os 10 anos, do ATL Arco-íris, visitaram os trabalhos de investigação e inventariação do espólio dos Fornos Romanos do Morraçal da Ajuda, tendo podido conhecer mais sobre a história do concelho e do complexo oleiro e compreender o contributo da Arqueologia para o estudo destes vestígios.

Na tarde desse mesmo dia, numa colaboração com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria e o do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (ESTM-IPL), teve lugar a Conferência “Peniche – ÁGUA: Cultura e Património”, no Auditório da ESTM-IPL, que resultou numa interessante troca de experiências com contributos de diversas disciplinas: da Biologia ao Turismo, da Antropologia à Arqueologia e à Conservação e Restauro.

Ainda inserido nestas comemorações, está a decorrer o Concurso Fotográfico “ÁGUA: Cultura e Património”, aberto a todos os interessados em fotografia, profissionais ou amadores. As fotografias deverão ser entregues em suporte digital e impresso na Secretaria do Museu Municipal até ao próximo dia 29 de Abril. Os melhores trabalhos serão apresentados numa exposição patente ao público no Museu Municipal de Peniche entre 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus) e 26 de Junho de 2011.