Plataforma Oestina de Comissões de Utentes quer ser ouvida pelo Ministro da Saúde

Marchas pelos Nossos Hospitais - Peniche [+] Fotos

No passado sábado à noite, milhares de pessoas marcharam em simultâneo nas cidades de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras, em defesa da qualidade e da equidade no acesso aos cuidados hospitalares na região, numa iniciativa promovida pela Plataforma Oestina de Comissões de Utentes da Saúde.

Os membros da Plataforma fizeram o balanço da iniciativa, concluindo que foram plenamente alcançados os objectivos de esclarecimento das populações e de grande mobilização cívica em torno da causa que defendem. Depois desta afirmação de cidadania feita por milhares de oestinos, fica agora a faltar a resposta do ministro Paulo Macedo ao pedido de audiência que lhe foi endereçado pela Plataforma no dia 8 de Junho.

"A Marcha pelos Nossos Hospitais foi um sinal muito claro ao ministro da Saúde para que não concretize o que preconiza o relatório final sobre a reorganização hospitalar, pois não aceitaremos decisões impostas sem uma abertura prévia ao diálogo por parte do decisor político", afirmam os membros das Comissões de Peniche, Caldas e Torres Vedras. "O senhor ministro deve assumir politicamente decisões que possam afectar directamente a vida de centenas de milhares de pessoas no Oeste, tais como o encerramento de urgências e de outras valências importantes, e não remetê-las para administrações regionais ou hospitalares, procurando assim furtar-se à sua responsabilidade política."

918579669 - Rogério Cação - Comissão Municipal de Acompanhamento do Hospital - Peniche
968036233 - António Curado - Comissão de Utentes "Juntos pelo Nosso Hospital" - Caldas da Rainha
917462551 - Jorge Ferreira - Comissão de Utentes de Saúde - Torres Vedras