Projeção do documentário "José e Pilar" na Fortaleza de Peniche

Projeção do documentário
Documentário "José e Pilar"

Na continuidade de programa local evocativo da vida e obra literária de José Saramago, desenvolvido pelo Município de Peniche, em parceria com a Fundação José Saramago e a FNAC Portugal, terá lugar no próximo dia 2 de março, sábado, pelas 21h30, na Fortaleza de Peniche, a projeção do documentário "José e Pilar".

"A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para "José e Pilar", filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Rio.

Mostra o Dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torna-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, "tudo pode ser contado doutra maneira" (JumpCut Lda.).

O filme "José e Pilar", estreado em 2010, resulta de uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, produzido e editado pela JumpCut Lda., tendo sido premiado em vários festivais internacionais de cinema.

Paralelamente, encontra-se patente ao público, na Fortaleza de Peniche, até ao próximo dia 31 de março a exposição "José e Pilar – fotografias da rodagem do documentário" que evoca o processo criativo associado à produção deste filme.

A entrada é gratuita.
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.