Rastreio do Cancro da Mama entre 10 de Março e 02 de Junho

O Concelho de Peniche recebe, a partir do próximo dia 10 de Março de 2011 e até dia 02 de Junho, uma unidade móvel do Núcleo regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a efectuar a 2ª volta do Rastreio do Cancro da Mama.

O Rastreio é destinado às mulheres com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos. Estas mulheres serão convidadas a participar através de carta personalizada. A data de comparência é flexível e pode ser alterada mediante solicitação. Para o efeito devem utilizar os contactos indicados nas cartas, 266 700 218 ou 915 999 887.

Tendo obtido uma taxa de participação de 32 % na volta anterior (2008/09), temos por objectivo atingir os 70 % de comparência ao rastreio no presente ano. Para o efeito, serão convocadas cerca de 100 mulheres por dia, num total de 5052 cidadãs.

O Rastreio no Concelho de Peniche, em estreita colaboração e com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e autoridades de Saúde Pública, decorrerá, salvo alguma contrariedade, de segunda a quinta-feira entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 e sexta-feira entre as 9h00 e as 13h00:
  • De 10 de Março a 07 de Abril no Largo de Nossa Senhora da Conceição na Atouguia da Baleia;
  • De 11 de Abril a 02 de Junho junto ao Centro de Saúde de Peniche.

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul - Rua Prof. Lima Basto 1099-023 Lisboa [t] 217 264 099 • 217 271 241 • [f] 217 263 363 [@] nucleosul@ligacontracancro.pt

Esta acção, totalmente gratuita para as utentes, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro que tem como objectivos primordiais, a redução da letalidade da doença.

Através do diagnóstico atempado é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como, melhorar a qualidade de vida das pacientes. A detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar, trazendo claros benefícios para pacientes e familiares.

Para a consecução deste Programa de Rastreio são utilizadas unidades móveis e uma unidade fixa, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respectivos exames às mulheres.

Para exercer de forma consistente o referido rastreio, na sua área de influência, o Núcleo Regional do Sul dispõe dos seguintes meios:
  • 7 Unidades móveis e uma Unidade fixa em Santarém, apetrechadas com equipamentos de mamografia, digitalizador de imagens mamográficas, técnicas de radiologia e pessoal administrativo, que se deslocam nos concelhos dos distritos de Beja, Évora, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Lisboa;
  • Centro de Leituras e Aferições (CLA), sito em Lisboa, "coração" do rastreio, equipado com aparelhos de leitura de radiografias (mamografias), ecógrafo, mamógrafo e outros equipamentos médicos que permitem acurar o diagnóstico;
  • Uma equipa constituída por cinco médicos radiologistas que asseguram a leituras dos exames (segundo o método da dupla leitura cega) e, nos casos em que o exame radiológico não é conclusivo, efectuam outros exames complementares de diagnóstico.