Conferência sobre Marchas Populares no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Conferência “Origem e evolução das Marchas Populares de Lisboa” [+] Fotos

A 9 de março de 2013, sábado, pelas 16h00, terá lugar a Conferência “Origem e evolução das Marchas Populares de Lisboa”, por Carlos Mendonça, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Uma iniciativa aberta a todo o público!

Considerando o amplo conhecimento e experiência profissional deste convidado, esta será uma oportunidade de qualificação, sensibilização e partilha de experiências na área da Dança, Coreografia, Figurinos e Letra/Composição, do interesse das coletividades que contribuem ativamente para eventos como o Carnaval Penicheiro ou as Marchas Populares de Atouguia da Baleia.

É também uma conversa aberta a todos os que queiram passar uma tarde agradável conhecendo mais sobre este património comum e em constante construção.

De entrada gratuita, esta é uma iniciativa a não perder!

CV de Carlos Mendonça:

Nasceu em Lisboa em 1939.

Começou a sua carreira profissional como Bailarino Clássico em 1956 tendo integrado o Grupo Experimental de Ballet que viria dar lugar ao Ballet Gulbenkian.

Em 1960 foi convidado pelo American Ballet Theatre para integrar essa companhia após uma substituição de última hora de um dos bailarinos americanos que adoecera. Este convite, porém, não foi aceite por se encontrar em prestação do serviço militar, que o levaria a terras da Guiné durante a guerra colonial.

No regresso foi viver para Londres.

Ali frequentou aulas de desenho e pintura na Ealing School of Art na vertente de Figurinos e História da Arte de Trajar.

Trabalhou para a Granada Television, ITV e BBC, Euston Films, Paramount e HBO, tendo também desenhado alguns espetáculos de Teatro e Ópera.

De volta a Portugal, em 1980, desenhou figurinos e cenários para vários espetáculos de Teatro de Revista, tendo também escrito alguns dos textos das mesmas. Foi figurinista de novelas e várias séries de programas musicais para a RTP, SIC e TVI.

Deu aulas de História do Traje e Figurinos para Teatro na E.T.I.C., em Lisboa, e na Escola Atlântica, no Funchal.

De 1990 a 2010 dirigiu a Marcha de Alfama na qualidade de coreógrafo, figurinista, letrista e até, em algumas instâncias, compositor. No desempenho destas funções, conseguiu para aquele bairro de Lisboa 13 primeiros lugares no concurso das Festas de Lisboa. Desde 2011 dirige na totalidade das funções, a Marcha do Alto do Pina tendo conseguido dois primeiros lugares sucessivos no Concurso das Marchas Populares de Lisboa.

Em 2012 foi convidado para desenhar os figurinos para a peça de teatro "Jus’ Like That" para o Festival de Edinburgo, na Escócia.

Presentemente, além do projeto da Marcha do Alto do Pina de 2013, está a desenvolver um guião, bem como a encenação e direção de um grande espetáculo de rua, inserido nas festividades do centenário da Freguesia de Carnide.