Natal Penicheiro 2013

Célia Nunes partilha a sua colecção… Presépios em exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Célia Nunes partilha a sua colecção… Presépios em exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Exposição Presépios de Natal

No âmbito de mais um Natal Penicheiro, o Município de Peniche inaugura, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 16h00, uma Exposição de Presépios que ficará patente na Igreja de S. José / Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB).

Os presépios expostos são parte da colecção particular de Célia Nunes, espólio  que conta atualmente com cerca de 400 presépios provenientes de várias zonas do nosso pais (Fátima, Lisboa, Peniche, Évora, Alcobaça, Óbidos, Vila Nova de Milfontes…), bem como de outros partes do globo: Itália (Roma, Assis, Piacenza), França (Lourdes), Equador, México, Peru, Ruanda, Rússia,  Polónia, entre outros.

Estas obras, representativas do nascimento de Jesus, são diversas na origem geográfica e também nos materiais de que são feitas: do barro à porcelana, do vidro ao cristal, da prata à madeira…ou ainda em pano, croché ou barbas de milho, há presépios de todos os materiais e feitios. Para além dos presépios, a colecção conta ainda com cerca de 1000 postais ilustrados com a cena da Natividade e seis livros sobre este elemento tão representativo da quadra natalícia.

Célia Nunes nasceu em Peniche, onde reside e trabalha como comerciante. È casada e mãe de três filhos e as peças da sua coleção são resultado de aquisições da própria e de ofertas de familiares e amigos. Para Célia, esta colecção tem um valor “incalculável, inestimável”, porque é algo que faz parte da sua história de vida. Mas, porque assim é, também não se importa de partilhar este tesouro com quem o quiser apreciar…o que vai ser possível de 7 de dezembro de 2013 a 4 de janeiro de 2014 na Igreja de S. José /CIAB, em Atouguia da Baleia. Uma ocasião a não perder!


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.