29 de Abril é Dia Mundial da Dança

Festa da Dança assinala data na Parreirinha

Dia Mundial da Dança

Em virtude das condições meteorológicas adversas, a Festa da Dança – Espectáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança terá lugar hoje, pelas 21h30 na Associação E. F.C. Recreativa Penichense, e não no Fórum da Parreirinha como estava inicialmente previsto. Feliz Dia Mundial da Dança!”

O Dia Mundial da Dança é celebrado a 29 de Abril, data instituída em 1982 pelo Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

Este é o nono ano consecutivo em que o Município de Peniche assinala a data, promovendo um espectáculo com vários grupos de jovens do Concelho de Peniche, que têm a dança como forma de expressão e de ocupação dos seus tempos livres, e que neste dia têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho. Estão já confirmadas as presenças do Grupo de Dança da Paróquia de Peniche, das Beat Generation (Projecto AZIMUTE), das Tudanças (Projecto PRIMAR), do Grupo de Dança da Associação R.C.D. de Ferrel, das West Diamonds, Hell Street Dolls e Feel the Beat (grupos informais) e de algumas das turmas do Estúdio Municipal de Dança, escola camarária que há mais de 25 anos forma crianças e jovens nesta arte da dança.

Como já vem sendo hábito, esta festa da dança decorrerá no Fórum da Parrerinha*, no próprio dia 29 de Abril, pelas 21h30, indo de encontro à sugestão do actual presidente do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO, Prof. Alkis Raftis que, na sua mensagem para este dia, escreveu:  “Durante a maior parte da história da humanidade, a dança tinha lugar fora de portas. As pessoas dançavam nas clareiras das florestas, nas praças das cidades, nos adros das igrejas, nas eiras, pelo prazer de dançar horas sem fim. Nos nossos dias dança-se sobretudo em salões de baile, clubes, teatros, escolas, estúdios e discotecas.A vontade de dançar é um impulso natural; este ano o CID, UNESCO propõe-vos dar um passo atrás, de retorno à natureza, celebrando o Dia internacional da Dança em espaços abertos: ruas, praças, parques, estádios, praias, parques de estacionamento, clareiras - algures debaixo do céu. Pode estar frio e chuvoso, o chão não será certamente bom o suficiente e o vento, porventura, levará a música para longe, mas a beleza dos movimentos e a alegria nos rostos farão brilhar os corações da audiência espontânea de passantes.”

Também o Instituto Internacional de Teatro divulga todos os anos uma mensagem para este dia. Este ano, o texto é da autoria de Anne Teresa De Keersmaker, coreógrafa e dançarina belga, fundadora da companhia ROSAS (em 1983) e da Performing Arts Research and Training Studios (PARTS), escola de dança contemporânea sedeada em Bruxelas. Segundo ela:

“A dança celebra aquilo que nos faz humanos. Quando dançamos, utilizamos de forma natural os mecanismos do nosso corpo e todos os nossos sentidos para exprimirmos alegria, tristeza, tudo o que temos no coração (e que nos preocupa).

As pessoas sempre dançaram para celebrar os momentos cruciais das suas vidas e o nosso corpo carrega a memória de todas as experiências humanas possíveis.

Podemos dançar sozinhos ou em conjunto. Podemos partilhar o que nos faz semelhantes e o que nos faz diferentes.

Para mim, dançar é uma forma de pensar. Através da dança podemos transmitir as ideias mais abstractas e assim revelar o que não podemos ver, o que não podemos nomear. A dança liga as pessoas, é uma ponte entre o céu e a terra. Nós trazemos o mundo dentro de nós, do nosso corpo. No fim de contas, penso que cada instante de dança faz parte de um conjunto mais vasto, duma dança que não tem princípio nem fim.”

Belas mensagens, sem dúvida, convidando-nos então a celebrar a dança! Venha celebrá-la connosco!

*Caso as condições meteorológicas não permitam fazer o espectáculo ao ar livre, este terá lugar no salão da Associação de Educação Física Cultural e Recreativa Penichense (A.E.F.C.R.P.)