CIRCUITO UNIVERSITÁRIO DE BODYBOARD E SURF DA ESTM

Decorreu nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2005 a primeira de duas etapas da 3ª Edição do Circuito Universitário de Bodyboard e Surf da Escola Superior de Tecnologia do Mar, na Praia dos Supertubos, em Peniche.

Decorreu nos dias 10 e 11 de Dezembro de 2005 a primeira de duas etapas da 3ª Edição do Circuito Universitário de Bodyboard e Surf da Escola Superior de Tecnologia do Mar, na Praia dos Supertubos, em Peniche. Este projecto é desenvolvido pelos alunos do 4º ano da Licenciatura de Turismo e Mar, enquadrado na disciplina Actividades Turístico-Desportivas, sob a coordenação dos docentes João Costa e Paulo Ramos.  

SUPERTUBOS “de gala” foi o presente de Natal que receberam os bodyboarders e surfistas participantes em mais uma prova  do CUBS - ESTM, o qual, como um dos atletas fez questão de referir na entrega de prémios "é cada vez mais um clássico" entre a comunidade. Ondas até metro e meio, permitiram exibições espectaculares dos 120 participantes, representando 41 instituições de ensino superior, de todo o país. Tal número de atletas, distribuídos pelas categorias Bodyboard Open e Feminino e Surf Open e Feminino, superou todas as expectativas da organização e obrigou à realização de mais de 60 baterias em 2 dias.

Manuel Centeno, campeão mundial WQT de Bodyboard em 2003 e 4º melhor bodyboarder nacional em 2005, estava presente para discutir a vitória. A sua prestação irrepreensível de início ao fim da prova valeu-lhe uma vitória justa. Foi o único atleta a conseguir a nota máxima de 10 pontos em toda a prova, numa onda com um tubo perfeito seguido de dois el-rollos aéreos muito fortes, durante a meia-final. Na Final, o atleta Hélder Barbosa não conseguiu impor o seu nível e terminou em 4º lugar. O actual campeão CUBS-ESTM 04/05 José Casimiro, apesar de demonstrar porque foi o vencedor da edição passada, não conseguiu ir além da 3ª posição, um vez que tanto o Pedro Beijoco, vice-campeão CUBS-ESTM em 2003/04, que terminou esta prova em segundo lugar, e particularmente o Manuel Centeno, vencedor, com ondas muito fortes cedo deixaram a concorrência para trás.

A competição de Surf Open, iniciou-se nos oitavos-de-final. Apesar de o nível de surf, no geral, ser bastante interessante, cedo deu para perceber que alguns atletas se iam destacando, os quais, sem surpresa acabaram por alcançar a final. Aí, quedando-se pela quarta posição o atleta local, e vice-campeão do CUBS na edição passada, Marco Silva, nunca encontrou as ondas certas para mostrar o seu nível. O 3º classificado Mário Almeida, a estrear-se numa final, conseguiu dropar algumas ondas médias que justificaram a sua posição. A discutir, verdadeiramente, a vitória estiveram os atletas Diogo Gonçalves (actual bi-campeão CUBS) e Pedro Morgado, ambos locais de Peniche. Pedro Morgado,  ao conseguir bons tubos, relegou o Diogo Gonçalves para a segunda posição. Destaque ainda para a participação da atleta Filipa Prudêncio que demonstrou grande atitude dentro de água ao alcançar os quartos-de-final na competição Open.

Nas competições Femininas, vimos duas finais a três. Primeiro em Surf, onde a atleta Filipa Prudêncio, que também participou na categoria aberta (Surf Open), nunca deu hipóteses às adversárias, Rita Marteleira e Clara Rocha, respectivamente, segunda e terceira classificadas. No entanto destaque para a sua excelente atitude. A final de Bodyboard Feminino, também a três, teve história idêntica, com a atleta Teresa Duarte, uma das melhores bodyboarders nacionais, a não dar espaço à discussão da primeira posição. Segunda e terceira classificadas ficaram, respectivamente, a Ana André e  Ana Sousa.

CLASSIFICAÇÕES:

Melhor Atleta ESTM Surf:

Pedro Morgado

Melhor Atleta ESTM Bodyboard:

Hélder Barbosa

Melhor onda Bodyboard:

Manuel Centeno – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Melhor onda Surf:

Pedro Morgado – Escola Superior de Tecnologia do Mar

Surf Feminino:

1.º Filipa Prudêncio – Instituto Superior Técnico

2.º Rita Marteleira – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa

3.º Clara Rocha – Faculdade de Medicina de Lisboa

Bodyboard Feminino:

            1.º Teresa Duarte – Faculdade de Medicina Veterinária

            2.º Ana André – Universidade Lusófona

            3.º Ana Sousa – Escola Superior de Tecnologia do Mar

Open Surf:

            1.º Pedro Morgado – Escola Superior de Tecnologia do Mar

            2.º Diogo Gonçalves – Instituto Superior de Novas Profissões

            3.º Mário Almeida – Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresa

            4.º Marco Silva – Escola Superior de Tecnologia do Mar

Open Bodyboard:

            1.º Manuel Centeno – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

            2.º Pedro Beijoco – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia

            3.º José Casimiro – Faculdade de Ciências e Tecnologias

            4.º Hélder Barbosa – Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche

A 2ª Etapa decorrerá no mês de Abril de 2006 e ditará os vencedores das respectivas modalidades deste 3º Circuito Universitário.

Para respectivas classificações e ranking podem ser consultadas em www.cubs.estm.ipleiria.pt.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.