Organização conta com apoio técnico especializado para determinar o dia ideal para a realização do evento

MOCHE Capítulo Perfeito 2013 - EM DIRETO PARA TODO O MUNDO A PARTIR DE PENICHE, SUPERTUBOS!

Moche Capítulo Perfeito 2013 [+] Fotos

O período de espera para a realização do MOCHE Capítulo Perfeito Presented by Rip Curl começou no passado domingo (dia 13) e vai estender-se até 13 de março, podendo a prova ter lugar a qualquer momento com aviso prévio de 72 horas. O evento vai reunir os melhores tube riders nacionais, escolhidos pelo público, na praia de Supertubos para uma competição especial onde os atletas serão única e exclusivamente avaliados em função da sua habilidade para concretizar a manobra mais exigente e espetacular do surf: o tubo.

> EM DIRETO PARA TODO O MUNDO A PARTIR DE PENICHE - SUPERTUBOS

Durante as próximas semanas, a organização irá monitorizar minuciosamente as condições meteorológicas e de ondulação com incidência na praia de Supertubos para determinar o dia ideal para a realização do evento, que tem como premissa realizar-se apenas quando se verificarem condições de excelência para a prática da modalidade, isto é,
ondas grandes, tubulares e vento off-shore moderado.

Neste processo, a organização do MOCHE Capítulo Perfeito conta este ano com o apoio do meteorologista Bruno Lampreia, fundador do MeteoceanSurf, um serviço de previsão das condições do mar especificamente orientado para a costa portuguesa. Com 10 anos de experiência na área, Bruno irá proceder a duas atualizações diárias das previsões (uma de manhã e outra ao final do dia), recolhendo e analisando os dados fornecidos por uma boia marítima localizada próximo do Cabo Carvoeiro, em Peniche, disponibilizando assim previsões mais concretas e precisas do que qualquer outro serviço atualmente disponível.

“Os modelos gerais de previsão das ondas não têm em conta as boias nacionais, guiando-se pela boia oceânica mais próxima, que se encontra ao largo do Reino Unido. São modelos que não consideram dados mais próximos da nossa costa que são determinantes para avaliar a qualidade das ondulações”, observa o meteorologista. “Não basta saber que as ondas vão chegar; é preciso que seja uma ondulação limpa, sem o efeito de tempestades, para que as ondas cheguem perfeitas à nossa costa. A partir dos dados fornecidos pela boia nacional mais próxima, desenvolvi um modelo específico para a praia de Supertubos, que nos permitirá prever com maior rigor quando estarão reunidas as condições ideais para a realização da prova”.

As previsões elaboradas por Bruno Lampreia serão diariamente disponibilizadas em tempo real no site oficial do evento, na secção “Previsão” do menu principal. Aí encontram-se cinco gráficos distintos –altura, período e direção de onda; direção e intensidade do vento – onde surgem assinalados, a vermelho, os intervalos que indicam os níveis de excelência para cada um destes parâmetros na praia de Supertubos. Sempre que um gráfico apresenta valores dentro da zona vermelha, significa que estão reunidas as condições perfeitas para a realização do evento no que a esse parâmetro diz respeito. A competição, porém, só terá lugar no dia em que os valores dos cinco gráficos coincidirem unanimemente na zona vermelha, indicando que todas as condições estão reunidas para realizar mais um Capítulo Perfeito.

Graças a este modelo altamente especializado, tudo indica que voltaremos a ter um grande espetáculo na praia de Supertubos! Com um prize money total de 10.000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf, o evento será integralmente transmitido em HD no respetivo site e na televisão (FUEL TV, posição 100 e 101 do MEO).

O MOCHE Capítulo Perfeito Presented by Rip Curl 2013 é patrocinado por MOCHE, Rip Curl, Buondi, MEO, Red Bull e Baleal Surf Camp, contando com os media partners FUEL TV, Jornal i, SURFPortugal, Mega Hits, Surf Total e Beachcam e ainda com o apoio da Câmara Municipal de Peniche e do PPSC – Peniche Surf Clube.

A organização do MOCHE Capítulo Perfeito agradece ao clube e surfistas locais a hospitalidade com que desde o início se disponibilizaram a receber este evento singular na praia de Supertubos.

LISTA FINAL DE SURFISTAS QUE VÃO PARTICIPAR NO MOCHE CAPITULO PERFEITO

Filipe Jervis (competidor)

Ruben Gonzalez (competidor)

Nicolau Von Rupp (competidor)