20 Anos do Melhor Surf Mundial em Portugal

PRESS RELEASE - RIP CURL PRO SURF & MUSIC FESTIVAL

PRESS RELEASE - RIP CURL PRO SURF & MUSIC FESTIVAL
[+] Fotos

A chegada do circuito mundial de surf à Europa está prestes a acontecer. Para a semana, entre 5 e 8 de Abril, realiza-se em Peniche a vigésima edição do Rip Curl Pro, o evento internacional de surf mais antigo em Portugal e um dos mais duradouros da Europa.

O Rip Curl Pro será uma etapa do circuito mundial de qualificação (WQS), cotada com uma estrela e dotada com 10.000 dólares de prémios monetários, e com a sua base na onda conhecida como Lagido, no Baleal, mas com a característica da mobilidade para outras praias, como Supertubos, onde as ondas possam estar melhores. É esta prova que abre também a temporada europeia de competição ao mais alto nível.

A grande novidade para este ano é a realização de um festival de música na noite de sábado, dia 7 de Abril, no centro de Peniche,” afirma António Pedro, da Alfarroba, empresa que mais uma vez organiza este prestigiado evento. “É um desejo antigo e, com a comemoração dos 20 anos, não podíamos deixar de proporcionar algo especial aos muitos fãs que se deslocam a Peniche todos os anos, com o intuito de assistir ao melhor surf do mundo,” concluiu.

É uma honra para mim, competir no vigésimo aniversário do Rip Curl Pro de Peniche,” afirmou também David Luís, atleta patrocinado pela marca e actual líder do ranking nacional, confessando ainda ser “desde miúdo que assisto a este evento, passando a competir nele quando achei que era a altura certa. Estou desejoso de voltar a competir a nível mundial, sobretudo porque me sinto muito bem, com o surf afiado, a cabeça no lugar… penso que vai ser um grande evento, o deste ano!

Também Nuno Silva, atleta da equipa Rip Curl e residente em Peniche (curiosamente, mesmo em frente à onda principal do Rip Curl Pro), é rápido a explicar a importância deste evento para si. “Comecei a fazer surf em 87 e foi o primeiro Rip Curl Pro que me abriu os olhos para a fantástica evolução neste desporto. Foi nessa prova que vi um 360º pela primeira vez, feito pelo “Rabbit” (Nota: Wayne “Rabbit” Bartholomew, campeão mundial em 1978 e actual presidente da ASP, Association of Surfing Professionals), já vi amigos meus a tirar bons resultados aqui e gostava um dia de ser eu o campeão do Rip Curl Pro, à semelhança do que consegui na etapa do nacional do ano passado. Este evento é também um dos maiores contributos para a evolução do surf numa zona onde existem altas ondas!

Com efeito, João Antunes, Rodrigo Herédia e Marcos Anastácio, já venceram esta prova, em 1996, 1997 e 1998, respectivamente, o que diz bem do grau de competitividade do Rip Curl Pro, pois as outras dezasseis edições foram vencidas por atletas estrangeiros. O actual bi-campeão em título é o brasileiro radicado em Espanha, Tânio Barreto.

O primeiro dia deste festival, 5 de Abril, será inteiramente dedicado à edição portuguesa do Rip Curl Grom Search, um mini-evento para atletas até aos 16 anos, de onde já saíram vitoriosos nomes como os de Nicolau Von Rupp ou Francisca Pereira dos Santos. Os vencedores irão representar Portugal na final europeia desta série de eventos, a realizar em França, no mês de Agosto. O Rip Curl Pro começará no dia seguinte, sexta-feira, dia 6.

O Rip Curl Pro e o Rip Curl Grom Search são uma realização da Alfarroba, com o patrocínio da Rip Curl, Nokia, B!, Tmn, e com os apoios da Câmara Municipal de Peniche, Renault, Sapo.pt, Pólen Surfboards, Fonte Viva, LG Computadores, Triumph Motorcycles, Konica Minolta, Península de Peniche Surf Clube, Hotel Sol Peniche e Surfrider Foundation Europe.

Para ajudar na divulgação do Rip Curl Pro contamos com a importante ajuda da Antena 3, Correio da Manhã, Sport Tv, Record, RTP, Surf Portugal, Sport Life, Surf.Sapo.Pt, Surflower.com, Hi-Life.Tv e revista PcMais.
 
 
> Clique AQUI e veja a transmissão das provas em directo.
 
Nota: transmissão cedida pela Alfarroba Amarela Ideias e Eventos, Lda, sendo que esta só ocorrerá no período de duração das provas.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.