ERICEIRA SURF SHOP B! PRO - CAMPEONATO NACIONAL PRO JÚNIOR DE SURF 2007

PENICHE: Surfistas Juniores voltam à água no final da semana

[+] Fotos

Após quase dois meses de intervalo, o Ericeira Surf Shop B! Pro regressa esta semana às ondas, para a quarta de cinco etapas de um circuito que reúne os melhores surfistas nacionais sub-20 e determina os campeões nacionais da categoria.

Assim, no próximo fim-de-semana, 15 e 16 de Setembro, é a vez das famosas ondas de Peniche receberem este Campeonato, cuja estrutura principal estará montada na praia do Baleal, em frente à onda conhecida como Lagido, tendo na praia dos Supertubos uma alternativa, como habitualmente.

E este é um circuito que promete bastante acção, após um Verão muito activo no plano competitivo, embora um pouco escasso no que toca a ondulações boas. Nicolau Von Rupp, por exemplo, sagrou-se recentemente vice-campeão europeu Pro Júnior, após dois brilhantes segundos lugares em etapas fulcrais deste circuito.

O luso-germânico, local da Praia Grande, em Sintra, tem também como objectivo o primeiro lugar do ranking nacional, no entanto, Nicolau não estará presente nesta etapa do Ericeira Surf Shop B! Pro, e terá de tentar a sua sorte apenas na derradeira prova do ano.

Mas Von Rupp não é o único atleta em forma este ano. Na realidade, César Rosa lidera o ranking Pro Júnior actualmente, graças a uma enorme consistência, fruto de uma vitória, um terceiro e um quinto lugar até aqui, e certamente não vai querer deixar essa posição tão confortável.

De perto espreitam também os algarvios Miguel Mouzinho, Leonard Belime e Luca Guichard, todos com duas finais já, embora sem vitórias ainda. E há que contar também com uma série de novos talentos, como Filipe Jervis, segundo na segunda etapa, José Ferreira, Francisco Alves, Vasco Ribeiro (vencedor da última etapa, aos 12 anos!) ou Frederico Morais, o campeão nacional Pro Júnior em título.

No Campeonato feminino a disputa também está acesa. A campeã em título, Francisca Pereira dos Santos, venceu a primeira e a terceira etapas do ano, mas ficou-se pelas meias-finais na segunda prova, o que lhe custou a liderança do ranking para a sua adversária mais directa, Margarida Guerra, a vice-campeã nacional em título, que aproveitou da melhor forma o deslize da sua amiga e venceu em S. Torpes, subindo para a liderança do ranking, graças a mais dois segundos lugares.

Em Peniche assistiremos ao “tira-teimas” entre as duas amigas, mas outras surpresas podem sempre acontecer, vindas de atletas como Francisca Sousa, Francisca Tenreiro, Carina Duarte ou Ana Penha e Costa, entre outras.

Estou curioso para ver como os surfistas mais jovens do país aproveitaram o Verão,” comentou António Pedro, da Alfarroba.Foi fantástico assistir à vitória do Vasquinho, com apenas 12 anos, na etapa anterior – e não podemos esquecer-nos que este é um Campeonato Sub-20 – bem como à do Nicolau na etapa do Open. Foi com isto em vista que apostámos desde o início no Campeonato Pro Júnior, para ver atletas muito novos a atingir o topo de patamares que não são obrigatoriamente os seus. Nesta etapa teremos uma grande novidade, que será a transmissão do evento para a net através de um sistema multi-câmaras, graças a uma parceria com a Hi-Life.TV. Espero que corra tudo bem, pois será uma primeira experiência, e que esta mais valia agrade a todos, como nos agradou criar a possibilidade,” afirmou o organizador.

O Ericeira Surf Shop B! Pro conta com transmissão ao vivo na Internet, através do site http://surf.sapo.pt , este ano com a possibilidade de receber mensagens escritas dos espectadores, outra aposta da Alfarroba na interactividade com os fãs de surf.

As condições de prova, grelha de heats e demais informações encontram-se no site oficial do campeonato, em http://surfprojunior.sapo.pt . Se não tiver um computador por perto, basta ligar para a linha TMN SURF, que está sempre actualizada, com as informações mais recentes sobre o Campeonato, em forma de mensagem de voz. Esta linha está acessível 24 horas por dia, através do número 96 TMN SURF (ou 96 866 78 73), a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.

As inscrições estão ainda abertas, no site oficial do Ericeira Surf Shop B! Pro, em http://surfprojunior.sapo.pt

O
Ericeira Surf Shop B! Pro é uma organização da Alfarroba, com o patrocínio principal da Ericeira Surf Shop e B! e os patrocínios das marcas Nokia e Tmn.

A Expression Session tem o apoio especial da Eastpak e o Campeonato conta com os importantes apoios do Sapo.pt, Polen Surfboards, Fiat, Fonte Viva, Microsoft, LG Computadores, Triumph Motorcycles, Konica Minolta, Surfrider Foundation Europe, Associação de Surf de Aveiro, Câmara Municipal de Sines, Câmara Municipal de Sintra, CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE, e Câmara Municipal de Cascais. Esta etapa tem o apoio especial da Câmara Municipal de Peniche.

Para ajudar na divulgação do Campeonato contamos com a importante ajuda do Correio da Manhã, Sport Tv, Record, RTP, Surf Portugal, Sport Life, Surf.Sapo.Pt, Surflower.com, Conquilha.Com, Hi-Life.Tv e revista PcMais