A poesia anda por aí... regressa dia 20 de setembro - Poesia Medieval no CIAB

A poesia anda por aí... regressa dia 20 de setembro - Poesia Medieval no CIAB
A poesia anda por aí...

Depois da interrupção de agosto, o projeto A poesia anda por aí… regressa com uma sessão muito especial, que terá lugar no próximo dia 20 de setembro, às 21h30, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), devidamente enquadrada pela exposição "Pedras com história – Monumentos da Vila de Atouguia da Baleia".

Esta exposição, com fotografias de António Évora e textos de Cecília Cavalheiro "é um diálogo entre fotografia e texto, história e vivência, memórias coletivas e pessoais, a partir das visões entrecruzadas de dois primos, naturais de Atouguia da Baleia" e pode ser vista até dia 27 de setembro.

A sessão de dia 20 contará com a participação especial dos atores Luísa Ortigoso e Luís Aleluia, da cantora Helena Vieira, do duo de guitarra e flauta Fernando Guiomar e Paulo Chagas – e, em destaque, estará a Poesia Medieval.

Partindo do álbum "Cantigas de Amigos", que Amália Rodrigues lançou em 1971, ouviremos poemas de D. Dinis, Afonso X de Castela e de Leão (o Sábio), Bernaldo de Bonaval, Fernando Esguio, João Garcia de Guilhade, João Airas de Santiago, Paio Gomes Charinho, Mendinho, Pero Meogo e Nuno Fernandes Torneal, ditos e cantados, como o foram no disco original de Amália. Este resultou do encontro feliz da fadista com Ary dos Santos e Natália Correia, que em 1970 tinha publicado a coletânea de poesia medieval em português atualizado “Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses”, de onde foram retirados os poemas do disco, posteriormente musicados por José Fontes Rocha.

A somar a esta feliz revisitação de "Cantigas de Amigos", os habituais dizedores do projeto dirão alguns dos poemas do nosso Rei Poeta, D. Dinis, também ele intimamente ligado à história de Atouguia da Baleia.

Estão assim reunidos os ingredientes para uma bela noite, com as várias artes (fotografia, literatura, música…) como pano de fundo. A não perder: sábado, 20 de Setembro, no CIAB, à hora do costume!


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.