Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia celebra 1º aniversário

1º aniversário do CIAB [+] Fotos

Comemora-se, a 17 de março, o 1º aniversário do CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Junte-se aos festejos!

Nos dias 16 e 19 de março, às 10h00 e às 15h00, terão lugar visitas guiadas ao CIAB e ao Centro Histórico da Vila de Atouguia da Baleia. Estas visitas são gratuitas, aconselhando-se marcação prévia através dos contactos 262758644 ou ciab@cm-peniche.pt.

No dia 19 de março volta a cumprir-se a tradição, com a celebração da Missa em Honra de S. José, pelas 19h30, seguida de confraternização.

Integrado na Rede Museológica do Concelho de Peniche, o CIAB tem como objetivo o estudo, valorização e divulgação do património histórico e cultural do concelho, proporcionando uma visão integrada da Região Histórica de Atouguia da Baleia. Para tal, abarca conhecimentos de diversas áreas científicas que vão desde a geologia e da paleontologia à arqueologia e à história, passando também pela geografia humana e pela antropologia.

A sua gestão assume um caráter tripartido, associando três entidades – Município de Peniche, Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Leonardo de Atouguia da Baleia. O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia assenta num projeto onde a participação da comunidade é central.

O projeto implicou a reabilitação de um edifício histórico – a igreja de S. José, integrada no circuito de visita do CIAB – e a construção de edifício anexo, sede do núcleo. Para além das obras, desenvolvem-se desde 2007 trabalhos visando o estudo, inventário, conservação e valorização do património integrado ou a integrar, em espaço museológico e in situ. Destes, destacam-se a conservação e restauro do espólio do CIAB, com realce para os trabalhos no Retábulo do Altar-Mor da Igreja de S. José, bem como o projeto Inventário Participativo do Património Cultural que, com o apoio das coletividades e populações das diversas localidades da freguesia, permitiu um maior conhecimento da matriz cultural e o levantamento do património atouguiense.

Realça-se, igualmente, a preocupação ao nível das acessibilidades, pelo que o espaço se encontra adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e a exposição está traduzida para braille, tendo alguns recursos expositivos multissensoriais.

Desde a inauguração e até final de fevereiro de 2013, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia recebeu mais de 2800 visitas. Verificou-se que as exposições, eventos e atividades promovidas foram um particular foco de atração de visitantes que aproveitaram estas ocasiões para conhecer mais sobre História e Património local e nacional e para (re)visitar o CIAB.

A Oferta Educativa e Cultural deste espaço museológico continuará a ser uma aposta ao longo de 2013. Visite-nos!

CENTRO INTERPRETATIVO DE ATOUGUIA DA BALEIA
Rede Museológica do Concelho de Peniche
LOCALIZAÇÃO: Largo de S. José 2525-083 Atouguia da Baleia | Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
CONTACTOS: T. 262 758 644 | ciab@cm-peniche.pt | www.cm-peniche.pt