Nossa Senhora da Assunção é Património do Mês de Agosto

CIAB - Património mês agosto 2013

No mês em que entre os crentes católicos se celebra a Assunção de Nossa Senhora (feriado de 15 de agosto), o Município de Peniche destaca, como Património do Mês do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, uma escultura setecentista de Nossa Senhora da Assunção.

Tal como noutras povoações portuguesas, a devoção a Nossa Senhora da Assunção tem a sua representação ritual na festa de verão de Atouguia da Baleia, que decorre este ano entre 14 e 18 de agosto, com vertente sagrada e profana.

Originalmente cultuada na Igreja de S. Leonardo, em Atouguia da Baleia, a imagem da Virgem agora destacada encontra-se patente ao público na nave da Igreja de S. José, integrando a exposição de longa duração do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.

É uma escultura de vulto pleno em terracota, do período barroco (século XVIII), com revestimento dourado e polícromo pela técnica de estofado. A figura apresenta-se de pé, em posição frontal e de mãos postas, envergando vestes de pregueado fluído sugerindo volume e movimento, com motivos florais polícromos e enrolamentos vegetalistas dourados. Assenta sobre uma base, também em terracota, representando uma nuvem figurada rodeada por três cabeças de anjos alados.

Até à intervenção de conservação e restauro, promovida pela Câmara Municipal de Peniche em colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, a escultura estava depositada em local com deficientes condições de conservação. A intervenção, realizada em 2007, teve como objetivo a estabilização estrutural e das suas camadas polícromas e cromáticas.

CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Rede Museológica do Concelho de Peniche
Largo de S. José, 2525-083 Atouguia da Baleia | Lat. 39 20 25.68, Long. -9 19 37.81
T. 262758644 | ciab@cm-peniche.pt | www.cm-peniche.pt