Peniche
Newsletter Nº 30/2016 | 01 DE JUNHO DE 2016
 
Peniche Celebra o Dia Nacional do Pescador

No próximo dia 5 de junho, o Município de Peniche levará a cabo as comemorações do “Dia Nacional do Pescador”, embora 31 de maio seja a data assinalada, por decreto governamental de 1997, para esta celebração que pretende valorizar o ofício e os contributos dos profissionais cuja atividade está ligada ao mar.

Optando pelo dia 5 de junho para a realização das festividades, o Município pretende dar a oportunidade de participação a todos quantos se dedicam à atividade piscatória apenas interrompendo a sua faina aos domingos.As comemorações terão início com o lançamento de foguetes, logo pelas 9 horas, seguindo-se um seminário às 10 horas, no Auditório Municipal, que incidirá sobre a Fileira Socioeconómica da Pesca. O seminário contará com a presença da Ministra do Mar, que participará também nas demais iniciativas da manhã.

Cerca das 12h00, terá lugar a cerimónia de inauguração do Centro de Convívio da Acompanha CRL (antiga casa de trabalho das mulheres dos pescadores/ Ex - Traquinas), um projeto cofinanciado pelo PROMAR e pelo Município de Peniche.

Segue-se o já tradicional almoço-convívio em homenagem ao pescador de Peniche, servido na cantina municipal.

À tarde prosseguem as festividades na Ribeira Velha, com a deposição de uma coroa de flores no monumento ao pescador, a cerimónia de homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro, bem como a tradicional sessão de fados com o reconhecido fadista António Severino.

As comemorações do dia encerram com a celebração de uma Eucaristia em homenagem aos Homens do Mar, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

Estas festividades são uma organização da Associação Mútua Financeira Livre dos Armadores da Pesca Geral (AMAP), da Câmara Municipal de Peniche, da Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, Crl (CAPA) e do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro.