Novo Centro de Visitantes na ilha da Berlenga

Centro de Visitantes na ilha da Berlenga

O projeto LIFE Berlengas inaugura esta semana, dia 31 de julho, um Centro de Visitantes na ilha da Berlenga, um novo espaço que pretende ser um ponto de informação complementar para quem visita a ilha.

A Câmara Municipal de Peniche, parceira do projeto LIFE Berlengas, promoveu durante os últimos meses a transformação de dois abrigos localizados no Bairro dos Pescadores num Centro de Visitantes. A melhoria das condições de visitação e a divulgação dos valores naturais presentes no Arquipélago das Berlengas são dois objetivos que o Município de Peniche vem tentando alcançar nos últimos anos, na perspetiva de valorização patrimonial deste território insular e de enriquecimento da experiência turística dos seus utilizadores.

Pretende-se que este novo espaço funcione como um centro expositivo de carácter flexível e dinâmico, com uma imagem simples e minimalista, cujos conteúdos informativos e audiovisuais expostos sejam os protagonistas em termos de percepção visual.

Já no próximo dia 3 de agosto, Dia do Município, o Centro recebe a visita da Universidade Itinerante do Mar (UIM), que viajará até à Berlenga a bordo do NTM “Creoula” e terá oportunidade de visitar a ilha e as ações em cursos do projeto LIFE Berlengas.

O arquipélago das Berlengas, situado ao largo de Peniche e classificado como Reserva da Biosfera pela UNESCO, acolhe habitats sensíveis, plantas únicas e várias espécies de aves marinhas ameaçadas. O seu rico ecossistema marinho envolvente, bem como a sua geomorfologia única, fazem das Berlengas um local ainda mais especial.

O projeto LIFE Berlengas pretende contribuir para a gestão sustentável desta importante Zona de Proteção Especial da Rede Natura 2000, e é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e conta com a colaboração da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.

O projeto, que teve início a 1 de junho de 2014, será implementado até 30 de setembro de 2018 e tem um investimento total orçamentado em cerca de 1,4 milhões de euros com o apoio do Programa LIFE+ da União Europeia.

Para mais informações sobre o projeto LIFE Berlengas, consulte: www.berlengas.eu