Jornadas Europeias do Património 2015

"Os Nossos Retratos" em Exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Os Nossos Retratos em Exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia [+] Fotos

A Exposição "Os Nossos Retratos – do trabalho e do lazer" inaugura a 25 de setembro, pelas 16h00, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2015. Nela estão patentes mais de uma centena de fotografias antigas cedidas pela população da freguesia de Atouguia da Baleia representativas da etnografia local, do mundo da ruralidade bem como de festividades, jogos e outras atividades tradicionais.

Esta exposição fotográfica decorre de projetos participativos que envolveram a comunidade local, com levantamento de espólio, memórias e recolhas várias, concretamente na recolha fotográfica que vem sendo feita desde 2010 com o projeto "Inventário Participativo do Património Cultural" e que se retomou com particular fôlego no presente ano com a dinamização da atividade "Os Nossos Retratos", no âmbito do projeto "Convívio em Rede", numa colaboração com o Pelouro da Solidariedade Social. Esta mostra, promovida pelo Município de Peniche, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia e do Rancho Folclórico de Geraldes (com a cedência de trilhas sonoras), não sendo possível de realizar sem o precioso contributo da comunidade da freguesia que cedeu as suas fotografias para a Exposição. Vai estar patente na Igreja de S. José – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia de 25 de setembro de 2015 a 02 de janeiro de 2016.

Como em anos anteriores, o Município de Peniche respondeu ao convite da Direção-Geral do Património Cultural para participação nas Jornadas Europeias do Património, propondo, a par da inauguração da exposição “Os Nossos Retratos”, duas outras atividades:

• Apresentação da obra "Entre o Reino e o Império: a carreira político-militar de D. Luís de Ataíde (1516-1581)", de Nuno Vila-Santa, no dia 26 de setembro, pelas 18h00, no CIAB. Resultante da tese de doutoramento, que reflete um estudo exaustivo sobre a Casa de Atouguia desde a sua fundação até à morte de D. Luís de Ataíde, o livro incide essencialmente na pessoa de D. Luís de Ataíde, 3º Conde de Atouguia, sua vida, ascensão e relações que promoveu com as esferas de poder - www.cm-peniche.pt/Centro-Interpretativo-de-Atouguia-da-Baleia-recebe-apresentacao-de-obra-sobre-D-Luis-de-Ataide.

De entrada livre, estas são atividades a não perder!