PENICHE: Por um Oceano sem Plástico

PENICHE: Por um Oceano sem Plástico | 4 an ocean free of plastic

“Por um Oceano sem Plástico” será o título da campanha que irá decorrer em Peniche, de 20 a 31 de outubro, durante o campeonato do mundo de surf, Meo Rip Curl Pro Portugal.

A situação grave da presença dos plásticos no oceano, com consequências para as espécies marinhas e para a saúde pública, é o mote da campanha.

Pretende-se sensibilizar a população para o que cada um, no dia-a-dia, poderá fazer para minimizar esta grave situação, através de comportamentos que reduzam o consumo de plásticos e, particularmente, de microplásticos.

São múltiplas as atividades que decorrerão durante o evento: Exposições, Ciclo de Cinema, “Tenda do Oceano” com atividades de animação, “Estação Oceano” para fotos/compromisso, Limpezas de Praias, Artes Plásticas a partir de Lixo Marinho, etc.

Nas diversas ações, pretende-se envolver os surfistas profissionais em competição, aproveitando-se o forte potencial de comunicação nas diversas plataformas Webcast, Broadcast e redes sociais. Para além dos voluntários envolvidos, a campanha, coordenada pelo Município de Peniche, conta com a colaboração de diversas entidades e empresas: ESTM – Escola Superior de turismo e tecnologia do Mar, Associação MARMEU; ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa; DGPM – Direção-Geral da Política Marítima; Fundação Oceano Azul; MATTA Shapes; VALORSUL; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e Oeste CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.
"For an Ocean Free of Plastic" will be the title of the campaign that will take place in Peniche, from 20 to 31 October, during the WSL World Surf League Tour, MeoRip Curl Pro Portugal.
The serious situation of the presence of plastics in the ocean, with consequences for marine species and public health, is the motto of the campaign.
It aims to raise the population awareness to what each one of us can do on a daily basis to minimize this serious situation, through behaviors that reduce the consumption of plastics, and particularly of microplastics.
A number of activities will take place during the event: Exhibitions, Cinema Cycle, "Ocean Tent" with activities of animation, "Ocean Station" for photos/commitment, Beach Cleaning activities, Plastic Arts from Marine Waste, etc.
We intended to involve professional surfers in competition, taking advantage of the strong communication potential of the various Webcast, Broadcast platforms and social networks.
In addition to the volunteers involved, the campaign, coordinated by the Municipality of Peniche, will have the collaboration of several entities and companies: ESTM – Escola Superior de turismo e tecnologia do Mar, Associação MARMEU; ABAE - Associação BandeiraAzul da Europa; DGPM – Direção-Geral da PolíticaMarítima; Fundação Oceano Azul; MATTA SHAPES; VALORSUL; SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudodas Aves and Oeste CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste