ARQUEOLOGIA

HISTÓRIA E PATRIMÓNIO - CONCELHO DE PENICHE

O concelho de Peniche e faixa marítima adjacente tem sido palco, particularmente na última década, de inúmeros projectos de investigação no campo da Arqueologia, trabalhos através dos quais se tem lentamente reconstituído a longa História deste território e das suas gentes.



Cerâmica tardo-medievais recolhida no âmbito da obra de alargamento do Porto de Pesca

A Arqueologia dá-nos hoje a conhecer o retrato de um território que à época romana assumia uma posição de charneira no contexto de uma navegação comercial inter-regional, acolhendo nos seus fundeadouros e eventuais estruturas portuárias, embarcações, algumas de grande tonelagem (como parece estar comprovado pela descoberta na Berlenga de dois cepos de âncora em chumbo com cerca de 2,55 e 2,63 m. e 423 e 422 Kg. respectivamente), transportando ânforas envasando produtos como o vinho andaluz, ou as conservas de peixe lusitanas.

A integração deste território nesta rede comercial de longo alcance terá favorecido seguramente a implantação de uma unidade fabril produtora de preparados piscícolas, apoiada por um precoce complexo oleiro situado no Murraçal da Ajuda, produtor essencialmente de ânforas destinadas ao transporte da sua produção conserveira, realidade que perpetua a memória de uma actividade piscatória e industrial que ainda hoje cerca de dois milénio depois continua a pautar a vivência económica e social da gentes de Peniche.

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.