ETNOGRAFIA

HISTÓRIA E PATRIMÓNIO - CONCELHO DE PENICHE

Neste território estremenho, a Natureza parece ter moldado uma vivência marcada pela dicotomia entre uma realidade marítima e piscatória, associada à exploração, transformação e comercialização dos recursos marinhos, predominante na península de Peniche, e um mundo eminentemente agrícola, do interior do concelho, onde o amanho da terra instituiu usos e costumes.

Na Etnografia penichense pontificam as tradições, os usos, e os costumes, associados à faina da pesca, e indústrias adjacentes, ao cultivo dos campos ou ao rendilhar dos bilros. A memória de trágicos naufrágios, a arreigada religiosidade popular ou a farta gastronomia constituem, igualmente, importantes traços de um Povo que projeta nas gerações vindouras a herança de um longo passado coletivo.

Percorrer o concelho de Peniche é pois embarcar numa deleitosa viagem pela História, tradições e costumes de um Povo indelevelmente moldado pela incontornável omnipresença do mar e pela graciosa fertilidade de verdejantes planícies agrícolas.



Celhas de Aparelho - Pesca Artesanal
< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.