Peniche, Carnaval 2019

Peniche, Carnaval 2019

De novo se agitam os foliões de todas as idades e género: o Carnaval de Peniche está à porta e o tempo passa a correr!

Acertam-se os pormenores das fardas que irão percorrer as ruas da cidade, dar cor e brilho aos desfiles e fazer transpirar os corpos ao ritmo de frenético som!

Por agora, garagens e armazéns – muitas das vezes de aprestos marítimos – transformam-se em salas de ensaio onde as coreografias são trabalhadas uma e outra vez, para que tudo saia afinado, fazendo jus à afirmação que refere que o “improviso dá muito trabalho a preparar”.

Nesta época do ano, as costureiras passam mais horas debruçadas sobre as suas máquinas, e o seu tempo de descanso, de dormir, é agora bem menor, porque no dia 3 de março – Domingo Gordo e dia do 1º desfile deste Carnaval Peniche 2019 – tudo tem de estar pronto para iniciar o desfile — que tem como ponto de partida o Campo da República, ali junto à Fortaleza — às 14h30, e repeti-lo no dia 5, terça-feira, dia de Carnaval!

As letras - originais ou adaptadas – e igualmente as composições musicais têm de ser decoradas, é necessário acertar os compassos e devem afinar-se as gargantas, pois a multidão que vem assistir (são milhares!) merece o melhor, e a sua presença, aplauso e estímulo são o prémio mais valioso para os mais de 750 participantes de 23 grupos e com 10 carros alegóricos, que fazem deste o maior carnaval de sempre em Peniche.

Nas escolas do ensino básico, alunos, educadores, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação estão a preparar o Carnaval Escolar e farão a sua apresentação no dia 1 de março. Um pouco antes das 10h30 vai ser um corre-corre em direção à Praça Jacob Rodrigues Pereira – bem na zona central de Peniche –pois os pais, os avós, outros familiares, vizinhos e amigos querem ver a participação da criançada no Carnaval Escolar 2019.

Ainda no dia 1 de março, o Carnaval Sénior tem encontro marcado em Ferrel, na Associação Recreativa, Cultural e Desportiva, em convívio intergeracional em que os mais entrados na idade serão os protagonistas, com início previsto para as 14h30.

Manifestação peculiar de encerramento do tradicional ciclo de Carnaval, o Enterro do Bacalhau vai ser no dia 6 (Quarta-feira de Cinzas) já noite, na Praça Jacob Rodrigues Pereira. Pelas 21h00, juntar-se-ão as carpideiras que, ao redor do defunto ou em cortejo, lamentarão a partida do extinto Carnaval 2019 e, como diz o povo: é carnaval, ninguém leva a mal!

Para levar a sério, quer durante este período, quer em qualquer dia do ano é o problema do lixo. É por isso que se apela a que NÃO SE DEITE LIXO NO CHÃO E QUE SE UTILIZEM OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS

Um concelho limpo TAMBÉM depende de si!!!

Veja AQUI o Folheto com Grupos, Temas e Percurso do Corso




CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.