Peniche celebra o Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus com uma visita guiada noturna à Fortaleza de Peniche e entradas livres nos museus

Peniche celebra o Dia Internacional e Noite Europeia dos Museus com uma visita guiada noturna à Fortaleza de Peniche e entradas livres nos museus
Peniche - Dia Internacional dos Museus 2017 [+] Fotos

Assinala-se a 18 de maio de 2017, o Dia Internacional dos Museus e o 33º aniversário do Museu Municipal de Peniche e, a 20 de maio, a Noite Europeia dos Museus. O Município de Peniche associa-se a estas celebrações com a promoção de uma visita guiada noturna à recém-inaugurada exposição “Fortaleza de Peniche: Baluarte de Liberdade” e lugares icónicos associados à história do monumento, como o Bloco B da antiga prisão política, Baluarte Redondo/Segredo e Casamatas da Fortaleza de Peniche.

A visita terá início às 21h30 de dia 20 de maio, sábado. O visitante vai ser convidado a percorrer os principais episódios deste Monumento Nacional com mais de quatro séculos e meio de história, palco de narrativas controversas plenas de interesse. Este serviço educativo é dirigido ao público em geral, sendo a entrada livre para os participantes, mediante inscrição prévia através dos contactos do Museu Municipal de Peniche: 262 780 116 ou museu@cm-peniche.pt. Participe! Traga boa disposição e uma lanterna!


Durante todo o dia 18 de maio, serão livres as entradas nos três polos da Rede Museológica concelhia – Museu Municipal de Peniche, Museu da Renda de Bilros de Peniche e Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.


Aproveite para conhecer melhor a Rede Museológica, consultando as informações disponíveis em www.cm-peniche.pt/Cultura--Rede-Museologica.


O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (International Council of Museums), assinala-se anualmente a 18 de maio e pretende celebrar e dar voz aos museus, através da escolha de um tema de reflexão a nível mundial que permita uma discussão alargada e sobre distintos pontos de vista. Em 2017, o ICOM definiu o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” como mote para uma reflexão sobre o papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral, considerando estes espaços culturais como veículos das histórias mais controversas. A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer este ano a 20 de maio, sábado, e o Município de Peniche bem como muitos dos museus portugueses irão associar-se a esta celebração. Participe também!


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.