Peniche é Cidade dos Afetos

De 14 a 16 de fevereiro, o concelho de Peniche celebrará os Afetos, com iniciativas várias:

- na quarta- feira, dia 14, às 14h00, será a “Hora do Abraço”. A proposta é que através desta manifestação demonstremos o nosso afeto por alguém. Durante a tarde serão, ainda, distribuídos “Corações dos Afetos” nas ruas do centro da cidade;

- no dia 15, a partir das 14h30, o Auditório da Escola Secundária de Peniche receberá os séniores do Concelho para a “Tarde dos Afetos”;

e no dia 16, sexta-feira, será a vez do público escolar: às 11h00 será “Hora do Conto dos Afetos” nos jardins de infância e escolas do 1º ciclo do Concelho.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Peniche aprovou a adesão do Município ao Movimento Cidade dos Afetos a 20 de fevereiro de 2017 e que a 5 de maio do mesmo ano assinou o Compromisso de Adesão com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte, através da sua Unidade de Saúde Pública, assumindo publicamente que contribuiria, nas suas áreas de responsabilidade, para ajudar a desenvolver os afetos na comunidade.

Já agora, e para quem não sabe, o Movimento Cidade dos Afetos começou a desenhar-se no ano letivo 2009/10 no concelho do Barreiro com a iniciativa “Dia dos afetos nas escolas”, projeto integrado na área da saúde escolar. A imagem do Movimento é a “Maçã dos afetos”, que já era símbolo da promoção da saúde nas escolas.

Fruto da excelente adesão em âmbito escolar, e posteriormente noutras realidades comunitárias, o processo foi alastrando e surgiu o conceito “Cidade dos Afetos”. O grande objetivo é realçar o valor dos afetos no desenvolvimento individual e coletivo, acreditando que uma maior afetividade entre as pessoas diminui a violência, a agressividade gratuita e os conflitos inúteis, promovendo maior urbanidade, coesão social e tolerância, valores essenciais a uma comunidade desenvolvida.

É bem verdade que para gostar é preciso conhecer e quem gosta tende a demonstrá-lo…afinal “Afeto não demonstrado é afeto desperdiçado!”