ROTA DAS IGREJAS DO CONCELHO DE PENICHE

ITINERÁRIO PELO PATRIMÓNIO RELIGIOSO DO CONCELHO DE PENICHE

Tratando-se de uma costa propícia a naufrágios e acidentes marítimos, a História trágico-marítima de Peniche parece estar recheada de dramáticos episódios que, envolvendo esta comunidade piscatória, reafirmam a duradoura e contraditória relação estabelecida entre o Homem e o mar: o mar que alimenta e enriquece é o mesmo que naufraga e destrói. Desta cruel contradição resultou uma vivência humana profundamente marcada pela Fé e por uma extrema religiosidade, visível nos cultos e festas religiosas associados ao mar, dos quais as venerações de Nossa Senhora da Ajuda, de Nossa Senhora da Boa Viagem e de Nossa Senhora dos Remédios constituem expoentes máximos.

A religiosidade desta comunidade piscatória é igualmente perpetuada na magnificência dos seus templos. Destes, a capela de Nossa Senhora dos Remédios e as igrejas de Nossa Senhora da Ajuda, S. Pedro, Nossa Senhora da Misericórdia de Peniche, constituem pela sua relevância histórica e beleza artística os mais significativos monumentos evocativos desta arreigada devoção popular existentes na península de Peniche.

Nesta terra, cuja implantação geográfica foi durante séculos justificação da sua importância, expressa nomeadamente na ligação da Vila de Atouguia da Baleia, antiga sede de concelho com foral dado pelo primeiro Rei de Portugal, e da Serra d’El-Rei à Casa Real, destacam-se ainda, com particular relevo, o rol do património de matriz religiosa disperso pelas freguesias rurais do concelho, onde templos como as igrejas de S. Leonardo, de Nossa Senhora da Conceição e da Misericórdia de Atouguia da Baleia, todas na Vila de Atouguia da Baleia, de Nossa Senhora da Consolação (lugar da Consolação) e de S. Sebastião (Vila de Serra d’El-Rei), ou a Ermida de Santo Estêvão (Baleal), figuram necessariamente como pontos de visita obrigatória no âmbito deste itinerário.


< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.