PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO

FUNDEADOURO DA ILHA DA BERLENGA

Navegado desde a antiguidade, o mar de Peniche tem no fundeadouro da Ilha da Berlenga o testemunho desta diacronia histórica.
A Ilha da Berlenga, pela sua localização estratégica no enfiamento da importante rota marítima ligando o Sul ao Norte da Europa, viu as sua águas fundeadas por embarcações de várias épocas.
A memória destas navegações é perpetuada pelos vários achados subaquáticos produzidos nos últimos anos, destacando-se destes, âncoras em pedra de horizonte fenício-púnico, cepos de âncora em chumbo e ânforas de época romana, ou peças de artilharia, tipo falconete, em bronze, datáveis do séc. XV.
As águas do Fundeadouro da Berlenga, têm sido alvo, desde 2001, de uma missão arqueológica que visa a prospecção e geo-referenciação de achados subaquáticos, desenvolvida pelo Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) do Instituto Português de Arqueologia (IPA), liderada por Jean Yves Blot, projecto que conta com o apoio logístico e técnico da CMP e da RPM Nautical Foundation (Estados Unidos), e com a colaboração do Clube Naval de Peniche e do investigador Dias Diogo. O estudo dos materiais ânfóricos de época romana recolhidos durante esta missão permitiu a identificação de uma forma dominante, a ânfora Haltern 70. Trata-se de uma forma produzida em larga escala entre meados do séc. I a. C e meados do séc. I d.C., utilizada para o transporte de vinho – um dos principais produtos transaccionados à escala do império romano. A análise das pastas cerâmicas utilizadas permite-nos, dois mil anos depois da sua deposição no fundo do mar da Berlenga, afirmar que estes contentores terão sido fabricados na Bética (Sul de Espanha) tendo transportado vinho produzido na actual Andaluzia, produto que em trânsito destinar-se-ia ao consumo das colónias romanas norte-europeias.


< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.