TEMA CENTRAL: Por um território vivo, onde apetece viver!

V Convenção "Sou de Peniche"

V Convenção
Convenção "Sou de Peniche"

Realiza-se nos próximos dias 21 e 22 de Junho mais uma edição da Convenção “Sou de Peniche” subordinada ao tema “Por um território vivo, onde apetece viver!”.

Como vem sendo natural, este fórum de debate e apresentação de projectos relacionados com o concelho de Peniche, decorrerá no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

Passados 5 anos sobre a realização da primeira convenção continua a justificar-se este momento de encontro, debate e apresentação de ideias que reúne anualmente todos os que se identificam com Peniche e querem contribuir de forma empenhada e activa para o seu desenvolvimento. A Convenção “Sou de Peniche” mantém a aposta na participação de todos os que se encontram intimamente ligados a esta terra, a consideram um marco incontornável da sua identidade e querem ser parte activa no seu progresso e prosperidade.

Nesta edição, optou-se por repartir o evento por dois dias: No dia 21, a partir das 21:00 horas serão apresentados e debatidos dois projectos emblemáticos para o desenvolvimento local: O Fosso da Muralha e a Pousada da Fortaleza. No dia 22 os trabalhos terão início a partir das 09:00 horas com um painel dedicado às questões do território, da cultura e da entidade local. Às 11:00 horas será a vez de abordar o tema da cidadania participativa com um conjunto de 4 apresentações. A partir das 14:30 os trabalhos serão prosseguidos em torno das políticas e projectos relacionados com a saúde e com a qualidade de vida da população local.

Tal como no ano passado, a convenção é organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) no âmbito da Parceria para a Regeneração Urbana, constituída no início de 2009 com a participação de diversas entidades locais e co-financiada pelo Programa Operacional do Centro (Mais Centro).
 

PROGRAMA:
 
Dia 21 de Junho de 2011 – 21 horas

PAINEL I _ (Des) Envolvimento Local
Faz sentido pensar o desenvolvimento como um processo de envolvimento onde as dimensões política e empresarial, marcadas pela inovação e, muitas vezes, pelo risco, são a pedra de toque do sucesso. É preciso trazer para o debate diferentes pontos de vista sobre os caminhos para o desenvolvimento, polemizar opções e estratégias ….
 
APRESENTAÇÕES:
 
a. Ideias para o Desenvolvimento local: a Fortaleza e o Fosso das Muralhas – Presidente da Câmara Municipal de Peniche
b. Uma pousada na Fortaleza … - David Sinclair*, arquitecto autor do estudo preliminar
c. Limpeza do Fosso da Muralha – Ideias para o desenvolvimento de projectos para a zona – Introdução: José Pires
 
MODERADOR CONVIDADO: João Bonifácio Serra
 
 
Dia 22 de Junho – 9 horas

PAINEL II - Um território com significado!
A cultura e, dentro dela, as manifestações culturais tradicionais são factores de valorização do território e, quando potenciadas para isso, podem ser factores de coesão do território. Há espaço para um turismo cultural em Peniche? A população frui devidamente a cultura que marca o território?
 
APRESENTAÇÕES:
 
a. O eixo 4 do PROMAR como estratégia identitária de desenvolvimento – Mónica Chalabardo
b. Rendas de Bilros: Estratégias para a afirmação de uma forma genuína de artesanato – Jorge Amador – Vice-presidente da Câmara Municipal de Peniche
c. A aldeia do surf: um projecto empresarial na Capital da onda! – Rip Curl Portugal
 
MODERADOR CONVIDADO: Teresa Mouga
 
 
Dia 22 de Junho – 11 horas
 
PAINEL III - Em defesa de uma cidadania participativa: que compromissos?
Que mecanismos poderemos implementar localmente para potenciar a participação dos cidadãos na vida do seu município? Que papel tem o terceiro sector na economia local e bem-estar das populações? Que limites e potencialidades tem o associativismo local? Como é que poderemos garantir uma participação activa dos mais idosos na comunidade?
 
APRESENTAÇÕES:
 
a. Plano Local de Acessibilidades – Paula Teles
b. Inventário Participativo do Património Cultural – Raquel Janeirinho
c. Carta Local do Associativismo: que metas e desafios? – Alda Marques
d. Apresentação do Livro de Receitas “Sabores da Terra e do Mar – Curso EFA de Cozinha
 
MODERADOR CONVIDADO: António Oliveira das Neves*


Dia 22 de Junho – 14,30 horas
 
PAINEL IV - Pela nossa Saúde!
A saúde é o principal indicador do desenvolvimento. Como estamos de saúde em termos locais? As infra-estruturas que temos servem uma vida saudável? E perante o acidente e a doença? Temos uma política local para a saúde, que seja do conhecimento de todos? Que debates é preciso fazer?
 
APRESENTAÇÕES
 
a. Qualidade de vida para os Idosos: o Projecto Traquinas – Rogério Cação
b. Álcool, Droga e Sida: um triângulo de emergência social – Equipa de Rua Porto + Seguro e Projecto Sidade Aberta
c. A Reforma dos Cuidados de Saúde Primários: que impactos em Peniche – Membro do Conselho Clínico do Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte

MODERADOR CONVIDADO: Carlos Arroz
 
 
* A confirmar.
 
 
> Galeria de Fotos V Convenção "Sou de Peniche"
 
 
APRESENTAÇÕES V CONVENÇÃO "SOU DE PENICHE"


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.