POLÍTICA CULTURAL

Política Cultural – GOP 2015

A Cultura assume-se enquanto importante motor de promoção de conhecimento, de cidadania ativa e valorização pessoal.

Dando sequência às linhas de desenvolvimento estratégico elencadas na “Magna Carta - Peniche 2025”, o município pretende dar continuidade a política cultural centrada na valorização da identidade e cultura locais, na promoção da cidadania e coesão social através de uma educação pela arte e pela cultura, no fomento cultural descentralizado versando a criação de novos públicos e na dinamização, qualificação e divulgação dos agentes culturais locais no domínio artístico.

Alguns dos desafios da programação cultural para 2015 centram-se no delineamento e execução dos seguintes projetos:

  • Dinamização da Fortaleza de Peniche enquanto centro cultural de excelência do concelho, aliando a valorização da memória histórica desde imóvel com um discurso artístico e criativo contemporâneo que valorize os atores culturais locais, através da realização de diversos eventos e projetos culturais.

  • Edificação na Fortaleza de memorial evocativo dos presos políticos da “Cadeia do Forte de Peniche”, projeto desenvolvido ao abrigo de protocolo firmado com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.


  • Promoção de atividades, eventos e projetos versando a divulgação da identidade marítima do território, salientando-se a continuação da Semana “Tanto Mar”, organizada com a Fórum Estudante e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e do projeto “Mar Pedagógico”, promovido pelo Fórum Empresarial para a Economia do Mar em parceria com diversas entidades.

  • Continuação do projeto "Rota das Igrejas", iniciativa que deste 2009 tem dado a conhecer o património cultural religioso do concelho a dezenas de milhares de visitantes e turistas.

  • Prossecução do apoio ao projeto de estudo do sítio arqueológico do Morraçal da Ajuda (cidade de Peniche), em curso deste 1998, e que tem possibilitado a redescoberta do passado conserveiro de Peniche que remonta à época romana.

  • Desenvolvimento e/ou colaboração na dinamização de eventos e projetos no domínio artístico, contemplando a artes plásticas, visuais e performativas.

  • Dar continuidade à programação letiva do Estúdio Municipal de Dança, equipamento municipal que anualmente promove a aprendizagem desta arte performativa junto de mais de uma centena de crianças e jovens do concelho.

  • Dar seguimento ao projeto “A poesia anda por aí”, visando a promoção da leitura e divulgação do texto poético em diversos locais não convencionais do concelho numa clara aposta na descentralização.

  • Dinamizar, através da Biblioteca Municipal, atividades de promoção da leitura dirigidas à comunidade escolar, com destaque para exposições temáticas, visitas orientadas e a leitura de textos literários.

  • Continuar a celebrar algumas temáticas através de meses alusivos, como o Mês da Liberdade (Abril) ou o Mês do Mar (Novembro).

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.