Peniche participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia - 14 e 15 de junho

Peniche participa nas Jornadas Europeias de Arqueologia - 14 e 15 de junho
Peniche participa na Jornadas Europeias de Arqueologia - 14 e 15 de junho

O Município de Peniche associa-se às Jornadas Europeias de Arqueologia promovidas pelo INRAP - Institut National de Recherches Archéologiques Préventives, sob a égide do Governo francês, que decorrerão entre os próximos dias 14 e 16 de junho um pouco por toda a Europa.

Tendo como mote a valorização e a divulgação do património arqueológico de Peniche, em particular junto da comunidade escolar, terá lugar no dia 14 de junho a conferência “A olaria romana do Morraçal da Ajuda”, por Guilherme Cardoso, diretor científico do projeto de investigação, tendo como palco a Escola Secundária de Peniche (11h00) e a Escola Básica do 1º ciclo do Alemão (14h30), estabelecimentos de ensino localizados nas imediações deste importante sítio arqueológico. No dia 15 de junho, pelas 18h00, será realizada uma visita orientada ao sítio arqueológico do Morraçal da Ajuda e aos trabalhos de escavação em curso.

O sítio arqueológico do Morraçal da Ajuda, em Peniche, identificado em 1998, tem sido alvo de um projeto de investigação que tem permitido compreender a realidade económica deste território à época romana. Trata-se, até ao momento, da mais antiga olaria romana identificada na antiga província da Lusitânia. Terá sido fundada por Lúcio Arvénio Rustico, laborando entre finais do século I a. C. e inícios do III d. C. Nesta olaria eram produzidas ânforas que serviam para envasar conservas piscícolas que seriam expedidas para o Império Romano, confirmando a matriz piscatória deste território à época romana.

Mais informações em: https://journees-archeologie.fr/c-2019/lg-pt/Imprensa


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.