MENSAGEM DO PRESIDENTE

Foi no passado e será no futuro. O concelho de Peniche possui um rico e vasto Património Natural, proporcionando aos seus munícipes e a todos aqueles que nos visitam, uma elevada qualidade de vida em constante comunhão com a Natureza. Do seu Património Natural, elemento de atracção e diferenciador do seu território relativamente à região Oeste onde se insere, destaca-se a Reserva Natural das Berlengas – uma das únicas Reservas Naturais Marinhas de Portugal – e as formações geológicas com inegável importância Mundial, como é o caso da Ponta do Trovão.

Fruto do forte investimento efectuado em obras de saneamento, preservação ambiental e promoção da acessibilidade para todos, as praias do concelho de Peniche são detentoras de qualidade de Ouro (Baleal Norte, Consolação, Cova de Alfarroba e Gamboa), da Bandeira Azul (Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Medão-Supertubos, Cova de Alfarroba e Gamboa) e Praias Acessíveis (Baleal Sul e Supertubos), sendo um excelente cartão-de-visita para quem escolhe este território para desfrutar das merecidas férias.

Nos tempos mais recentes, o concelho de Peniche tem vindo a afirmar-se cada vez mais como a Capital da Onda, sendo tal designação sustentada pelas inegáveis condições naturais, pela diversidade de locais de excelência para a prática de desportos da fileira da onda e pela multiplicidade de eventos que anualmente são desenvolvidos com o apoio do Município. Em Outubro próximo, entre os dias 19 e 30, as ondas de Peniche irão receber os melhores surfistas do mundo. O Rip Curl Pro Search, a 9ª etapa do ASP World Tour, irá muito possivelmente coroar o Campeão do Mundo de Surf, facto que contribuirá ainda mais para que este evento se torne inesquecível para Peniche e para Portugal.

Para além da prática do surf, as ondas de Peniche têm vindo a ser exploradas para o aproveitamento energético (energia das ondas), constituindo um claro contributo para assuntos tão importantes como o Desenvolvimento Sustentável, uma aposta do Município de Peniche, que tem vindo a preservar e valorizar os seus tesouros - recursos naturais, e cujas as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável e alicerçados na educação no sentido da sustentabilidade e na qualidade ambiental, foram reconhecidas com a atribuição em 2009 da Bandeira ECO XXI.

As gentes de Peniche desde sempre se dedicaram à pesca e, consequentemente, muito do seu património cultural reflecte essa mesma actividade. O artesanato com as rendas de bilros e a gastronomia baseada no peixe e no marisco, são disso bom exemplo. Em complemento ao Mar, o território do concelho de Peniche possui paisagens com traços de genuína ruralidade, na qual se inclui a albufeira do Rio São Domingos, local apropriado para a prática de actividades fluviais e de desportos de natureza. As suas hortas, que abastecem os mercados nacionais dos melhores produtos hortícolas, conferem igualmente uma paisagem de ruralidade bem característica deste território.

Em suma, Peniche é inegavelmente um território ideal para viver e ser visitado por todos, não só durante o Verão mas durante todo o ano.

Um abraço amigo para tod@s.

António José Correia

É com enorme satisfação e orgulho que lhe dou as Boas Vindas ao novo portal do Município de Peniche.

A nova estrutura deste privilegiado canal de informação e de participação, permite que, todos os que de algum modo estejam ligados a Peniche, ou que simplesmente nos pretendam visitar, possam estar actualizados sobre os nossos projectos, as nossas iniciativas, os nossos serviços e as actividades dos diversos orgãos municipais (executivo e assembleia).

Além da alteração do grafismo do portal do Município, foram adicionadas algumas funcionalidades que permitem melhorar a relação da Câmara Municipal com os seus Munícipes. A criação do balcão virtual permite que, qualquer cidadão, esteja onde estiver, possa tratar de algumas questões que anteriormente exigiam a sua deslocação aos serviços municipais. O balcão virtual possibilita a realização de atendimento on-line e disponibiliza informações sobre os processos municipais, consulta de documentos, obtenção de alguns formulários e emissão de plantas de localização.

O novo portal do Município pretende também aproximar cada vez mais o munícipe do centro de decisão. Apelo, deste modo, à sua participação cívica, contribuindo para a construção do desenvolvimento sustentável do nosso território, através do envio dos seus comentários, criticas ou sugestões que julgue ser oportunos e pertinentes.

PENICHE ONDA DIGITAL é a denominação que atribuímos a esta nossa frente de modernidade e de proximidade e que faz parte do projecto "Oeste Digital".

E dado que, actualmente, o Município de Peniche está a elaborar a Magna Carta Peniche 2025, a qual definirá as linhas de Orientação Estratégica para o Desenvolvimento do concelho, convido todos a participar neste processo. Para tal, basta que proceda ao preenchimento do formulário no separador de formulários on-line e entrar na plataforma digital do portal do Município de Peniche, onde encontrará um conjunto de documentos de auxílio à formulação dos contributos.

A terminar quero fazer um pedido e um reconhecimento: um pedido de compreensão para o que nesta fase inicial possa correr menos bem e uma palavra de reconhecimento para os trabalhadores que, com o seu profissionalismo, permitiram que o objectivo que traçámos para a data de disponibilização desta nova ferramenta tivesse sido cumprido.

Um abraço amigo
António José Correia
Presidente da Câmara Municipal de Peniche

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.