Um carinho cai sempre bem…

 Um carinho cai sempre bem…
Semana dos Afetos

“Um carinho cai sempre bem…” Esta frase, de tão comum, parece tantas vezes esquecida quanto à sua aplicação prática…

Não que faltem oportunidades de demonstração carinhosa, já que, se cada um de nós o pretender, em cada momento em que nos relacionarmos com outra pessoa, o podemos fazer…

Talvez não o façamos porque nos preocupamos mais em defender o “nosso território” que o partilhar com “próximo” …

Talvez tenhamos receio de ser mal interpretados nas nossas demonstrações de carinho, de afeto…

Pode uma manifestação carinhosa ser mal-entendida, seja por a quem é dirigida ou a quem a ela possa assistir?

A verdade é que “um carinho cai sempre bem”!

Aproveitemos então a “Semana dos Afetos” que o Município de Peniche promove de 10 a 14 de fevereiro de 2020, na senda do que tem vindo a fazer nos últimos anos no âmbito da adesão ao Movimento “Cidade dos Afetos” e manifestemo-nos, uns para com outros, com afeto, carinhosamente.

A celebração da “Semana dos Afetos” compreende diversas iniciativas. Nas instituições aderentes, estará patente um trabalho que simboliza o “olhar” da instituição, da entidade, sobre o tema “este planeta também é meu”. Os balcões de atendimento do município serão também locais de manifestação afetuosa, onde serão praticados pequenos Gestos de Afeto aos Munícipes. A Caixa dos Afetos é uma iniciativa que pretende fazer a comemoração da semana com os colaboradores do Município.

A destacar, durante a “Semana”, o “Dia dos Afetos”. Este será celebrado na terça feira, dia 11. Em turma de jardim-de-infância, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico das escolas e instituições aderentes, pelas 11:00 horas terá início a “Hora do Conto com Afeto”, durante a qual será feita a leitura de um conto especialmente dirigido àquele público.

Na tarde do “Dia dos Afetos”, pelas 14:30 horas, alunos da Escola Secundária de Peniche serão os dinamizadores da “Tarde dos Afetos”, promovendo uma sessão no âmbito do Plano de Ação de Promoção da Cidadania Sénior, com a participação do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade”.

Hora do Abraço” – é sob esta designação que é feito o convite à comunidade para partilhar abraços – com afeto! - pelas 15:00 horas, porque o Abraço é a linguagem do coração!

Saibamos aproveitar a oportunidade para nos despojarmos de anátemas e preconceitos e partilhemos afeto, porque …

“Um carinho cai sempre bem…”

Disponível Cartaz / Programa


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.