ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO ANIMAL PARA O CONCELHO DE PENICHE

O seguinte texto pretende ser a introdução à construção do documento de orientação estratégica para a intervenção de proteção animal no Concelho de Peniche.

Sendo um documento de construção, está aberto a todos os contributos que nos queiram fazer chegar através do Gabinete de Comunicação e Imagem gab.comunicacao@cm-peniche.pt

O objetivo é o de conseguirmos a melhor estratégia possível para o bem-estar animal no nosso Concelho.

Obrigado
Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Peniche

ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO ANIMAL PARA O CONCELHO DE PENICHE
= Município de Peniche =
Fevereiro 2018

O Município de Peniche, declara-se determinado a iniciar dentro das suas competências, iniciativas com o objetivo de promover condições condignas pelo bem-estar animal.

Este documento não pretende ser um texto ou regulamento fechado, tem o propósito de permanecer aberto e com uma perspetiva de enriquecimento permanente.

Não quer ser só uma simples orientação para os autarcas, mas pretende estabelecer um conjunto de princípios orientadores tendo como meta o respeito pela dignidade que os animais que convivem connosco no mundo merecem.

Pelas circunstâncias do momento, deveremos centrar particular atenção em cães e gatos maltratados, abandonados ou porque simplesmente nasceram na rua.

A Câmara Municipal de Peniche, em reunião de oito de janeiro de 2018, aprovou um novo projeto para construção de um Centro de Recolha Oficial para animais. Não sendo o ótimo, é o possível executar o mais rapidamente possível.

Esperamos que todos os amigos dos animais, nos ajudem a construir uma nova realidade:

• Primeiro objetivo: que no concelho de Peniche deixem de existir animais maltratados.
  • O Município de Peniche, tem como objetivo primeiro, criar condições para a recolha de cães ou gatos abandonados e maltratados do concelho de Peniche.
  • O Município de Peniche, assume uma estratégia de proteção e de recolha dos canídeos nessas situações, tratando-os temporariamente.
  • É objetivo implementar uma orientação de esterilização de cães e gatos sempre que as circunstâncias aconselhem a fazê-lo.
  • Pretende criar condições que promovam a adoção consciente e responsável dos animais recolhidos.
  • Não se pretende impor uma orientação de proibição de gatos nos espaços públicos. Sendo objetivo procurar controlar as colónias de gatos existentes, através da recolha dos mesmos, esterilização e devolução aos espaços públicos (ou adoção quando possível).
  • Pretende-se estabelecer protocolos de colaboração com as associações de proteção de animais existentes no nosso concelho com o objetivo de concertarmos energias nesse sentido.

Pretendemos estabelecer uma estratégia pedagógica de informação, consciencialização e sensibilização junto da população e especialmente das crianças e jovens, para procurarmos um melhor concelho também para os animais.