Escolhidos os representantes de Peniche no CNL 2020

2020_CNLeitura

No passado dia 5 de fevereiro teve lugar a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2020.

Esta fase, da responsabilidade da Biblioteca Municipal, teve como objetivo a seleção do(s) aluno(s) que representarão o concelho de Peniche na Fase Intermunicipal, que decorrerá em Arruda dos Vinhos, no próximo dia 16 de abril.

Este ano contámos com dezoito alunos a concurso, seis em cada nível de ensino (1º, 2º e 3º ciclos), sendo três do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e outros três do Agrupamento de Escolas de Peniche. No Secundário os alunos ficaram automaticamente selecionados na Fase Escolar.

Para esta fase do Concurso Nacional de Leitura, os alunos do 1º ciclo foram convidados a ler A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi; os do 2º Ciclo leram: Charlie e o grande elevador de vidro, de Roald Dahl; e os do 3º Ciclo conheceram Jorge Amado através da sua obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Apurados os resultados finais das provas escrita e oral, o Júri – constituído por Eduarda Mota (Professora e Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares), Ilda Lopes (Bibliotecária da ESTM-IPL) e Carlos Almeida (Professor) - anunciou que os vencedores ex-aequo eram:

• no 1º ciclo, Madalena Glória (aluna da Escola EB1 Velha) e Camila Coelho (aluna da Escola EB1 Filtro);
  • no 2º ciclo, Lara Esteves (aluna da EBI 123 de Peniche) e Marcos Simões (aluno da EB 23 D. Luís de Ataíde);
  • no 3º ciclo, Pedro Silva (aluno da EB 23 D. Luís de Ataíde) e Matilde Luís (aluna da EBI 123 de Peniche).
Todos os concorrentes tiveram direito a um Certificado de participação e a algumas lembranças, que incluíram um livro para cada um. Os vencedores acumularam um jogo de tabuleiro divertido e didático.

O Município agradece a todos os que se envolveram na Fase Escolar do CNL 2020, aos elementos do júri nesta Fase Municipal e aos encarregados de educação e familiares dos concorrentes pela sua disponibilidade e acompanhamento.