FESTIVAL “GASTRONOMIA DE BORDO” LIGA TRÊS “TERRITÓRIOS COM HISTÓRIA”: ÍLHAVO, MURTOSA E PENICHE

FESTIVAL “GASTRONOMIA DE BORDO” LIGA TRÊS “TERRITÓRIOS COM HISTÓRIA”: ÍLHAVO, MURTOSA E PENICHE

Os Municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche irão concretizar e dinamizar o projeto de programação cultural em rede "Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades".

Durante o triénio 2018-2020 irão ser desenvolvidas cerca de trezentas atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

Potenciando a referência coletiva do mar, das pescas e das vivências das comunidades, mas reconhecendo igualmente as especificidades da relação de cada território com os diferentes tipos de pesca associada ao mar e à ria lagunar, as atividades projetadas serão desenvolvidas em torno de quatro temáticas.

Uma dessas temáticas é a Gastronomia de Bordo que irá promover, nos três municípios, um festival repartido por três momentos, com as particularidades locais e as dimensões coletivas, numa oportunidade para a degustação dos paladares marítimos que envolvem Ílhavo, Peniche e Murtosa.

O Festival Gastronomia de Bordo projeta para os dias de hoje a gastronomia (sabores e costumes) tradicionalmente produzida a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar.

Peniche será o primeiro Município a abrir o Festival, entre os dias 19 e 21 de outubro, no Mercado Municipal. Aproveitando a realização da penúltima etapa do Circuito Mundial de Surf 2018 e com o propósito de dinamizar o Mercado, o Festival em Peniche irá focar-se na promoção da gastronomia com produtos piscatórios endógenos ligados, particularmente, à pesca costeira.

No mês de novembro, “Gastronomia de Bordo” será concretizado no Município de Ílhavo (de 14 a 18) e em dezembro no Município da Murtosa (de 5 a 8).

Seja no âmbito e vivências da pesca longínqua dos mares frios do Norte, no caso de Ílhavo, seja pela envolvência lagunar da Ria na história e tradição das gentes da Murtosa, o Festival, nestes dois municípios, pretende potenciar a economia e a gastronomia locais envolvendo diretamente no evento um conjunto de restaurantes aderentes ao projeto, complementado com a valorização do património cultural através de “visitas gastronómicas” orientadas por especialistas dos sabores e da história.
Cartaz genérico  disponível (JPEG), AQUI
Cartaz / Peniche disponível (PDF), AQUI
Cartaz / Peniche disponível (JPEG), AQUI


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.