Berlenga a caminho do desenvolvimento sustentável

Berlenga a caminho do desenvolvimento sustentável

De modo a dotar a Ilha da Berlenga de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis (eólica e fotovoltaica), bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, pretende-se implementar na Berlenga uma solução integrada e inovadora de um moderno conjunto de tecnologias actualmente disponíveis no mercado.

Para o plano de investimentos, que poderá atingir os 2 milhões de euros, o Município de Peniche irá afectar 120 mil euros esperando-se que a este primeiro impulso se associem outras entidades.
 
“Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade”, resultou de um desafio lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, aquando da visita do Secretário Estado do Ambiente, Prof. Dr. Humberto Rosa à ilha da Berlenga, no âmbito das comemorações do XXV aniversário da Reserva Natural Marinha das Berlengas, promovidas pelo Município de Peniche no dia 3 de Setembro de 2006. A abertura, a sensibilidade e o empenho desde logo demonstrado pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente, resultou na formação de um grupo de empresas e instituições em torno de um projecto que pretende ser um marco ao nível do desenvolvimento sustentável nacional e sustentará a candidatura da Berlenga à Reserva da Biosfera, galardão internacional atribuído pela UNESCO.
 
A este conjunto de acções previstas junta-se o Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, em fase de elaboração, que no seu todo irão valorizar de modo significativo a ilha da Berlenga enquanto âncora de desenvolvimento regional.
 
O projecto “Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade”, engloba diversas empresas / instituições nacionais e internacionais, nomeadamente o Centro para a Prevenção da Poluição (C3P), a Câmara Municipal de Peniche, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), EDP – Energias de Portugal, EFACEC, AdP - Águas de Portugal, ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, INESC Porto - Instituto de Engenharias de Sistemas e Computadores do Porto, INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Galp Energia, NASA - National Aeronautics and Space Administration, e Marinha Portuguesa.
 
De modo a atestar a participação deste conjunto de relevantes empresas e instituições nacionais e internacionais, num verdadeiro espírito de responsabilidade social, será realizada no próximo dia 5 de Julho, às 10h00, no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional a cerimónia de assinatura da carta de compromisso. Esta cerimónia será presidida pelo Senhor Secretário de Estado do Ambiente e contará com a presença do Senhor Embaixador dos EUA e dos mais altos representantes das empresas e instituições envolvidas no projecto. A cerimónia de assinatura será seguida de uma visita à ilha Berlenga, onde será apresentado o Projecto.
 
Um pequeno video sobre a Ilha da Berlenga:

Aguarde um momento enquanto o video carrega...
 

 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.