FUNDOS COMUNITÁRIOS - PROJETOS QREN

MUNICÍPIO DE PENICHE

  • Recuperação do Edifício António Bento  |  A Remodelação do Edifício Municipal António Bento visa dotá-lo para as funções, com caráter de equipamento urbano usável e flexível, suporte de múltiplos eventos, e constituindo elemento de mais-valia no âmbito da dinamização social e cultural. No edifício a reabilitar não se consideram alterações volumétricas significativas que alterem a sua integração urbana. Um novo espaço poderá desenvolver-se e ampliar-se ao nível do rés-do-chão numa relação continuada com o edifício a reabilitar. No entanto, entre os dois espaços será possível a existência de uma “bolsa”/átrio exterior, num espaço vestibular com acesso a ambos os edifícios e ao elevador. Este acesso vertical será materializado na zona das antigas escadas de serviço do edifício principal, que poderão ser demolidas em segurança sem alterar ou desvirtuar os elementos essenciais da construção existente. O piso térreo passará a ter uma utilização total ou parcial no espaço e no tempo, permitindo uma polivalência que pode, para além do serviço ao público, ser utilizada como museu, espaço de exposições, apresentação de produtos, eventos e turismo. O 1º e 2º andares do edifício a reabilitar terão uso de serviços existindo vários espaços para gabinetes e/ou salas de reunião, instalações sanitárias, copa e uma varanda (piso1) na cobertura da construção nova. O acesso a estes pisos será de elevador a construir ou pela escada principal existente no edifício a reabilitar. Esta obra, cofinanciada a 85% pelo Mais Centro foi adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas ARADA – Engenharia e Gestão de Empreitadas, Ld.ª e Manindústria – Conservação e Manutenção Industrial, Ld.ª”. Prevê-se que esta obra seja concluída antes do final de 2014.
  • REMODELAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS E PLUVIAIS – ZONA DA VARGINHA (Serra D´El-Rei) - 1ª FASE  |  Esta candidatura destina-se a cofinanciar uma empreitada já concluída, que consiste na execução e remodelação dos sistemas de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais na zona da Varginha, em Serra D’el-Rei, incluindo sistema elevatório. Faz ainda parte dos trabalhos a abertura de parte dos arruamentos (parte da Rua A e Rua B) do futuro loteamento para implantação do referido sistema. Assim constitui parte importante da empreitada a definição dos novos arruamentos a construir com o assentamento de lancil; a execução de coletor de águas residuais domésticas numa extensão de cerca de 200 metros; a execução de coletor de águas pluviais numa extensão de cerca 200 metros; A conceção/construção de Estação Elevatória; A execução de conduta elevatória numa extensão de cerca de 500 metros e ligação ao coletor existente; A execução de condutas de águas numa extensão de cerca de 760 metros; A regularização do pavimento com tout-venant, nos arruamentos a construir, a reposição do pavimento nos arruamentos existentes e a construção de ramais de ligação de águas residuais domésticas e pluviais.
  • Remodelação do Centro Coordenador de Transportes de Peniche  | 
    Esta candidatura, cuja empreitada já foi finalizada destinou-se a recuperar o Centro Coordenador de Transportes Públicos da Cidade de Peniche que apresentava sinais evidentes de avançada degradação.Os trabalhos foram constituídos por demolições várias no interior e exterior, incluindo a substituição integral de cobertura, alvenarias, revestimentos de pavimentos, rodapés, paredes e tetos, serralharias, carpintarias, cantarias, equipamentos sanitários e acessórios, equipamentos fixos e equipamentos diversos, rede de distribuição de águas, rede de drenagem de águas residuais e pluviais, segurança contra riscos de incêndios, instalação elétrica e ITED. No exterior os trabalhos incluíram a construção de muretes de vedação, substituição de vedação, colocação de portões automáticos, passadeiras para peões, lancis, revestimentos, equipamento diversos e ainda sinalização. A operação foi cofinanciada pelo Mais Centro em 85%.
  • Recuperação do Fosso da Muralha e Espaços Envolventes – Frente Ribeirinha e Centro Histórico  |  O projeto de Recuperação do Fosso da Muralha e Espaço Envolvente - Frente Ribeirinha e Cento Histórico de Peniche foi submetido no início de 2009 em parceria com a ADEPE, a ACISCP, a CERCIPENICHE, a ACOMPANHA, o Clube Naval de Peniche, a Fábrica da Igreja de São Pedro de Peniche e a Irmandade do  Santíssimo Sacramento da Freguesia de São Pedro de Peniche. Este projeto que deverá apresentar um horizonte temporal de três anos, pretende transformar a Frente Ribeirinha e o Centro Histórico da Cidade de Peniche num espaço urbano de referência, altamente qualificado em termos urbanísticos e ambientais e atractivo dos pontos de vista social e económico.
  • Centro de Alto Rendimento de Surf  | O Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche integra-se na respetiva rede nacional e na Medida 6 - Centros de Alto Rendimento da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. O financiamento para a construção do equipamento, o qual já possui projeto de arquitetura e localização aprovados, será obtido através da candidatura ao Programa Operacional de Valorização do Território (QREN), submetido no primeiro semestre de 2009 em parceria com a Federação Portuguesa de Surf. 
  • Ampliação e Remodelação da Rede de Esgotos Domésticos e Pluviais de Ferrel  |  A parte principal deste projeto consiste na ampliação da rede de águas residuais domésticas (ARD) de forma a proceder-se à ligação da rede municipal ao sistema multimunicipal das Águas do Oeste. A necessidade deste projeto prende-se com o facto de atualmente aquelas águas se encontrarem a descarregar para linhas de água sem tratamento prévio. 
  • Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade  |  Integrado no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade, este Plano Municipal fará parte da primeira geração de planos desta natureza. Submetida e aprovada em 2008, esta é uma candidatura que visa a implementação de um projeto de âmbito municipal a desenvolver ao longo de 24 meses, com a participação de parceiros locais, nacionais e internacionais. 
  • Plano Local de Promoção da Acessibilidade  |  Tal como o Plano Municipal, o Plano Local de Promoção da Acessibilidade encontra-se integrado no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade.
  • Grande Rota Rede Natura do Oeste  |  Aprovado em 2008, este projeto, a desenvolver em parceria com os municípios de Lourinhã e Torres Vedras e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, consiste na implementação de um percurso pedestre devidamente delimitado, sinalizado e homologado ao longo de mais de 60 quilómetros da orla costeira dos três concelhos, definido maioritariamente em espaço classificado como Rede Natura 2000. 
  • Grupo de Ação Costeira do Oeste  |  Com vista à aplicação até 2013 do Eixo 4 (Desenvolvimento Sustentável das Zonas da Pesca) do Programa Operacional Pesca – PROMAR, pretende-se constituir o Grupo de Ação Costeira do Oeste em parceria com o Município da Nazaré, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche, o Sindicato de Trabalha dores da Pesca do Centro, a Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, a Associação de Armadores de Pesca Local Costeira e do Largo da Zona Oeste, a Organização de Produtores do Centro, a Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré, Associação Mútua Financeira Livre da Pesca Geral do Centro (AMAP), Instituto Politécnico de Leiria – ESTM Peniche, Mútua dos Pescadores, ForMar (antigo Forpescas), Leaderoeste, Nigel e Luis Silvério e Filhos. 
  • Cluster "Conhecimento e Economia do Mar"  |  Esta candidatura visa a obtenção do reconhecimento das atividades ligadas ao mar enquanto Estratégia de Eficiência Coletiva pelo Programa Operacional Factores de Competitividade.


< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.