



São 7 as praias galardoadas com a Bandeira Azul
Este ano, a época balnear nas praias do concelho de Peniche inicia no dia 12 de junho.
Entrou em vigor um regime excecional e temporário aplicável à ocupação e utilização das praias no contexto da pandemia da doença COVID-19, por isso, o Município de Peniche disponibiliza, através de sinalética própria, placas informativas com recomendações e informações diversas que vão desde a indicação de entrada/saída, medidas a ter no acesso e uso da praia, estado de ocupação, concessionários e escolas de surf.
Esta medida informativa estende-se também aos passadiços recentemente construídos e às praias não vigiadas. Nas praias concessionadas a informação será também disponibilizada nas instalações sanitárias públicas com vista a sensibilizar os utentes para o uso de calçado, máscara, lavagem de mãos, distanciamento social e etiqueta respiratória, enquanto que a informação colocada nos chuveiros relembra a necessidade de uso de calçado. As papeleiras de praia terão sinalética específica para colocação das máscaras usadas. Nos painéis de madeira destinados aos editais de praia, será colocada informação sobre a sinalética do estado de ocupação das praias, bem como recomendações de segurança na praia.
A elevada qualidade das praias de Peniche é comprovada pela atribuição dos galardões Bandeira Azul, 7 praias, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e “Praia com Qualidade de Ouro”, 11 praias, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Praias com Bandeira Azul: Baleal Norte, Baleal Sul, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão Supertubos, Consolação e São Bernardino
Praias com Qualidade de Ouro: Baleal Norte, Baleal Sul, Baleal Campismo, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão Supertubos, Peniche de Cima, Porto da Areia Sul, Consolação, Consolação Norte e São Bernardino
Para o Presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino “as praias constituem um património natural único. É nossa obrigação preservar esta riqueza natural e criar melhores condições para todos. Este ano, a exigência é maior em virtude da pandemia de COVID-19 e da transferência de competências do domínio das praias. Neste sentido, estamos a trabalhar com os concessionários para que tenhamos condições de segurança e também com o propósito de recebermos bem a população e quem nos visita”.