



A Fonte do Rosário foi um dos pontos mais importantes de abastecimento de água de Peniche.
Trata-se de uma fonte de mergulho com muita profundidade e uma rampa de entrada larga e comprida para o acesso às carroças puxadas por animais que faziam o transporte de água pela vila. A sua origem é ainda uma incógnita, admitindo-se que a sua construção primitiva possa ser do séc. XVI, período que assistiu a grandes melhoramentos no abastecimento de água às populações. Sabe-se, todavia, que foi restaurada e que o seu acesso foi melhorado em 1717, como comprova a data inscrita no arco da entrada.
Constatou-se que as raízes de duas das árvores circundantes da Fonte do Rosário estão a afetar a sua estrutura, criando fissuras e deslocamento das paredes de pedra. Assim, e como forma de evitar mais fissuramentos e deslocamentos das paredes que poderiam provocar o seu colapso, optou-se por remover estas duas árvores, bem como eliminar as suas raízes.
A intervenção de remoção das arvores foi efetuada pelos serviços da DEA – Serviço de Espaços Verdes com o acompanhamento do Setor da Cultura - Conservação e Restauro.