A notícia de 13 de dezembro publicada aqui, dava conta do inicio da intervenção de plantação nesta área com cerca de 5600 m2, sendo a distribuição das 215 árvores delimitada entre o posto de transformação e a interseção dos dois corredores pedonais que atravessam o parque no sentido longitudinal.






Na atual fase dos trabalhos, privilegia-se a abertura mecânica de covas e a substituição de terra por outra de melhor qualidade e capacidade de sustentação das espécies plantadas, promovendo também um maior desenvolvimento do sistema radicular.
Estão a ser levadas a cabo ações de retificação do sistema de rega localizado, incluindo a renovação de toda a tubagem e a beneficiação de rega localizada em áreas não contempladas originalmente, bem como de tutoragem (que consiste na colocação de guias de acompanhamento paralelo ao tronco da espécie plantada, viabilizando o seu correto crescimento).
A fim de ter em conta a predominância dos ventos de norte e noroeste e de modo a proporcionar melhores condições de aclimatação, estão a ser colocados abrigos sustentados por suportes em madeira tratada, cuja solução temporária é inovadora em espaço público. Além disso, foram assegurados os afastamentos no plano de plantação destas árvores, bem como uma distribuição concordante com a capacidade de resistência a ventos fortes e salsugem.
Após a habituação das árvores às novas condições, os abrigos serão progressivamente removidos do local, podendo ser posteriormente reposicionados noutras frentes de atuação. Trata-se de uma solução inovadora que pretende dar resposta às extremas dificuldades de plantação de árvores em Peniche - em particular no Parque Urbano da Cidade.
As espécies plantadas incluem: Pinheiro-Bravo, Pinheiro-manso, Melaleuca, Cipreste-da-califórnia, Carvalho-português, Aroeira, Zambujeiro, Oliveira-do-paraíso, Plátano, entre outras.