


Município de Peniche recebe duas novas viaturas para a recolha de resíduos sólidos urbanos
O Executivo Municipal lançou esta semana uma nova campanha ambiental. Com o mote “trate do lixo em 3 tempos”, a campanha pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade de acondicionar devidamente o lixo antes de o depositar nos contentores.
Com três etapas simples: colocar o lixo num saco fechando-o devidamente; depositar o saco no contentor; e fechar a tampa do contentor, protegemo-nos a nós e à nossa comunidade, bem como aos trabalhadores que diariamente garantem a limpeza dos espaços públicos.
Esta campanha surge na sequência de uma estratégia de sensibilização ambiental destinada a todas as faixas etárias que a Câmara Municipal tem levado a efeito nos últimos anos. Juntos contribuímos para os objetivos do desenvolvimento sustentável.
No dia 1 de setembro de 2020, foi lançada a “Campanha de Sensibilização Ambiental 2020: reciclagem, resíduos urbanos e monstros domésticos”. As ações desta campanha incluíram a distribuição/afixação de autocolantes em recetores de resíduos sólidos urbanos e ações de divulgação através das redes sociais do Município.
As novas viaturas para recolha de resíduos vêm substituir duas viaturas que embora ainda em funcionamento têm sofrido inúmeros períodos de paragem devido a avarias e acarretando elevados custos de manutenção.
O fator económico não foi o único motivo para a aquisição destas viaturas. A capacidade em termos de volume e de compactação do lixo, que permite diminuir o número de viagens à estação de tratamento para despejo, é uma vantagem. Outra mais-valia é a autonomia da caixa de compactação, que pode funcionar em separado da viatura. Tudo isto resulta também em melhores condições de trabalho para os trabalhadores do município, concretizando outros dos objetivos do Executivo Municipal.
A decisão de comprar estas viaturas já tinha sido tomada em 2018, no entanto o concurso público inicialmente lançado acabou por ser anulado, obrigando a novo procedimento concursal.
Com a chegada das novas viaturas, foi necessário realizar ações de formação para os trabalhadores, programar os equipamentos adaptando-os à nossa realidade para que pudessem começar a funcionar. Estas viaturas permitirão alterar as rotas de recolha de resíduos aumentando a eficiência do serviço.
Além destas duas viaturas de recolha de resíduos, o Município adquiriu uma viatura de limpeza de contentores que lhe permitirá fazer a lavagem dos contentores com maior frequência. Atualmente, a lavagem de contentores está contratualizada através da Comunidade Intermunicipal do Oeste e prevê seis lavagens por ano para todos os Municípios do Oeste.
A campanha “trate do lixo em 3 tempos” conta também com a publicação de um vídeo nas redes sociais, a afixação de autocolantes em contentores, a colocação de outdoor, distribuição de flyers e outras ações de sensibilização.
Para Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal, “em agosto de 2020, houve problemas na recolha de lixo resultantes da avaria de duas viaturas municipais em simultâneo. Face a esta situação, contratámos externamente o serviço, tendo a viatura alugada avariado também, acumulando-se, nalguns casos, o lixo durante dois dias. Não podíamos continuar a trabalhar com viaturas que passam longos períodos na oficina com elevados custos de manutenção. Para terem uma ideia, uma das viaturas de limpeza urbana agora substituídas era de 1997 e outra de 2008. A intenção é continuar com investimentos para conseguirmos a renovação plena da frota de máquinas e viaturas”.