De 12 a 14 de julho milhares de pessoas passaram no jardim principal de Peniche
A Mostra de Rendas de Bilros de Peniche de 2024 reuniu em Peniche 23 comitivas internacionais, durante 3 dias, para promover e celebrar a arte de rendilhar.
Os desfiles foram, como sempre, pontos altos da Mostra, no que se respeita, particularmente, à inovação.
De referir a cerimónia de Homenagem à Rendilheira que se realizou no domingo, dia 14 de julho, e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, que agradeceu o empenho dos colaboradores municipais, a presença das comitivas e da Banda Filarmónica 1º de Dezembro de 1902 de Atouguia da Baleia que abrilhantou a celebração, e salientou a importância da transmissão de conhecimentos das rendilheiras mais velhas para as mais novas criando novas gerações de rendilheiras para que a arte não desapareça.
Uma das novidades de maior sucesso deste ano foi a Fun Zone dedicada aos mais novos, e que teve grande adesão.
A vereadora com o Pelouro da Cultura, Ana Rita Petinga, que também esteve presente, reiterou os agradecimentos e lamentou a perda de uma das rendilheiras mais antigas da Escola Municipal de Rendas de Bilros de Peniche.
No sábado à noite o desfile “Rendas na Moda” contou com a colaboração da MODATEX na elaboração de 22 coordenados que integraram Renda de Bilros de Peniche executadas pelas rendilheiras locais, 26 coordenados trazidos pelas comitivas participantes e outros 20 coordenados da responsabilidade de 3 estilistas internacionais.
No domingo à tarde o desfile de cariz local que engloba as várias gerações das rendilheiras, o desfile “enLACEs”, deu mais uma vez oportunidade às rendilheiras de mostrarem as suas criações originais, confecionadas e apresentadas na passerelle pelas próprias. Desfilaram vários tipos de coordenados de adulto e de criança, bem como acessórios de moda, como tote-bags e toalhas de praia e, ainda, uma apresentação da Escola Municipal de Dança de Peniche.
Foram três dias dedicados a uma arte centenária, considerada o ex libris do artesanato e identidade penichenses.
Três dias em que rendilheiras de várias partes do mundo se juntaram para promover, valorizar, mostrar, partilhar e exibir a sua tradição em diferentes áreas deste nobre saber‑fazer.