Atas do Colóquio de Jovens Investigadores apresentadas a 24 de junho, às 18h30, no Museu da Renda de Bilros de Peniche.
O Colóquio decorreu nos dias 6, 8 e 10 de outubro de 2020, em Leiria, Tomar e Batalha, integrado no Congresso “O Futuro da Nossa Cidade”, tendo contado com o apoio dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, do Mosteiro da Batalha e do Museu de Leiria.
Houve uma open call para submissão de propostas de comunicações, sendo selecionados 9 jovens investigadores: Ana Raquel Machado, António Martins Costa, Bernardo Neves Garcia, Opeyemi Lateef Adewumi, Rodrigo de Melo Santos, Sara Garcês, Susana Madeira, Tiago Almeida Matias e Vanda Lopes da Costa.
As comunicações resultam de investigações a locais e monumentos de diversos pontos de Rede Cultura 2027, tais como: o Património Religioso de Peniche; as praias da Nazaré e de São Martinho do Porto; a Anta do Vale da Laje, em Tomar; A Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha; A Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos e o castelo de Leiria.
As Atas ficarão disponíveis para consulta no site da Rede Cultura 2027, estando as 3 sessões do Colóquio disponíveis no canal de Youtube da Rede Cultura 2027.
Esta edição e o Colóquio que lhe dá origem são uma forma importante da Rede Cultura 2027 aumentar o espaço, o lugar e a visibilidade de uma nova geração de investigadores que se interessa pelo nosso território.
Desta forma, será dada continuidade a estes objetivos bem como será ainda disponibilizado, de forma gratuita e aberta, investigação credível sobre o património existente no território da Rede Cultura 2027.
O evento contará com a presença e intervenção de Francisco Teles da Gama,
Coordenador do Colóquio, de Bernardo Neves Garcia, Mestrando em História e investigador e de Paulo Lameiro, Diretor executivo da Rede Cultura 2027.
Com hora marcada para às 18h30, será transmitido em direto a partir da página de Facebook da Rede Cultura 2027.