No último dia do mês de abril, teve lugar a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2019, relativa ao OESTE.
Este ano o anfitrião foi o município de Sobral de Monte Agraço e o programa teve início às 10h30 com o acolhimento dos cerca de 70 alunos concorrentes, provenientes de 34 escolas de 9 dos 12 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste.
De manhã, decorreram as Provas Escritas para os quatro níveis de ensino, cada uma baseada num livro previamente escolhido e lido pelos concorrentes. A saber:
- 1º Ciclo – “Quando o regato secou”, de António Mota;
- 2º Ciclo – “Os Ciganos”, de Sophia de Mello Breyner Andersen e Pedro Sousa Tavares;
- 3º Ciclo – “Voa comigo”, de Maria Teresa Maia Gonzalez;
- Secundário – “Os loucos da Rua Mazur”, de João Pinto Coelho.
Assim que terminavam a sua prova, os alunos podiam visitar as exposições de Ilustração de Danuta Wojciechowska e Sebastião Peixoto, respeitantes aos livros lidos no 1º e 2º ciclos.
Após o almoço, era tempo de Provas Orais, constituídas por leituras expressivas de excertos das obras selecionadas e questões argumentativas. Nestas provas participavam apenas os vinte melhores, pré-selecionados pelos resultados da prova escrita.
Peniche, que levou a concurso oito alunos (dois em cada nível de ensino), viu quatro selecionados para esta fase: dois no 1º ciclo (Margarida Oliveira e Samuel Ferreira), uma no 3º ciclo (Inês Carvalho) e um no Secundário (Bernardo Chagas).
Qualquer um deles teve uma boa prestação, ainda que nenhum tenha integrado a lista de oito vencedores que representarão a Comunidade Intermunicipal do Oeste, na final nacional a realizar, no próximo dia 25 de maio, no Altice - Fórum Braga.
Porque este dia pretendia ser, para além de uma fase do Concurso, “um momento de festa, convívio e partilha”, a apresentação e animação do período da tarde esteve a cargo de Paulo Condessa, que não desiludiu. Destaque ainda para os depoimentos dos autores António Mota e Danuta Wojciechowska, que passaram em vídeo, animando os presentes a cultivar este gosto pelos livros e pela leitura.