São três dias dedicados a uma arte centenária, ao símbolo maior do artesanato e identidade penichenses.
A cidade de Peniche volta a ser o ponto de encontro mundial da renda de bilros, num evento que, desde 2006, homenageia a rendilheira e a arte de tecer renda de bilros.
Numa altura do ano em que a cidade de Peniche recebe a visita de milhares de pessoas a Mostra vem expor e valorizar as gentes, a cultura, as tradições e o saber sobre um património que é já reconhecido como Artesanato Tradicional Certificado.
Na edição de 2024 a Mostra Internacional conta com a participação de 23 comitivas, oriundas de vários pontos do mundo, afirmando-se como uma montra, cada vez mais sólida e válida, para a exibição da inovação a par da valorização da tradição em diferentes áreas de um saber‑fazer com mais de 400 anos de história no concelho.
O certame integra um espetáculo gratuito e aberto à população da Escola de Tango Argentino em Lisboa intitulado "Nostalgias una Noche de Tango - A Todo Tango!", na sexta-feira dia 12 de julho, pelas 21h30 na Praça Jacob Rodrigues Pereira.
A praça Jacob Rodrigues Pereira será também palco dos desfiles "Rendas na Moda" no sábado pelas 22h00 e "enLACEs" no domingo pelas 17h00.
O desfile "Rendas na Moda" apresenta criações nacionais e internacionais, realiza-se desde 2015 numa parceria do Município de Peniche com o MODATEX - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios que, este ano, traz 22 coordenados elaborados pelos seus formandos com aplicações de renda de Bilros executadas pelas rendilheiras da cidade e do concelho de Peniche.
O desfile "enLACEs", por sua vez, leva ao palco as criações de artesãos locais com aplicação de Renda de Bilros de Peniche e será acompanhado de uma atuação do Estúdio Municipal e Dança de Peniche.
Pela primeira vez a Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche integra, para além da zona de stands e de mais de 100 rendilheiras a trabalhar ao vivo, uma Fun Zone para os mais novos e um espaço de Street Food, a não perder.